Futebol nacional

Antes da taça, Rui Vitória e Pedro Martins disputam um amigável: “Caracóis ou tremoços?”

“Caracóis ou tremoços?” A pergunta é feita por Pedro Martins, treinador do Vitória de Guimarães e é dirigida a Rui Vitória. Em véspera do jogo que entregará a Taça de Portugal ao Benfica ou ao Vitória de Guimarães, os dois treinadores sentaram-se num amigável frente a frente. A conversa é conduzida por uma lista de perguntas que é entregue a cada um dos técnicos no início do vídeo.

No vídeo de 26 minutos, produzido pela Federação Portuguesa de Futebol, Rui Vitória e Pedro Martins falam de (quase) tudo. Da praia ao campo, à evolução da carreira profissional, passando pela forma como vêem o papel (e limites) de um treinador durante um jogo de futebol aos respectivos clubes, e até – claro – de Salvador Sobral.

Pisar o Jamor é “quase o repor da tranquilidade da época. Em que toda a gente vai depois descansada para as férias”, comenta Rui Vitória, numa antecipação do que será o jogo de domingo (17h15).

Sem deixar de recordar o V. Guimarães, “um clube de paixão” que treinou entre 2011 e 2015 e que há quatro anos conquistou o troféu frente ao Benfica, o treinador das "águias" guardou os maiores elogios para a equipa actual, a da Luz, que a 13 de Maio conquistou o título de tetracampeão.  “É um clube que nos obriga a ir aos nossos limites. Um clube que nos dá de viver momentos inesquecíveis”.

O fairplay também esteve em cima da mesa. O treinador do V. Guimarães, que também elogiou os "encarnados", lembrou a importância de manter um ambiente saudável dentro e fora das quatro linhas. “As minhas equipas jogam de forma saudável. É o jogo pelo jogo”, afirmou Pedro Martins.

Os dois rivais, que se defrontam já este sábado, fazem uma previsão para o futuro do futebol. E, mais do que o vídeo-árbitro, o futuro passa pela união do balneário.