Moda

O último dia do Portugal Fashion

O Presidente da República marcou presença no último dia do Portugal Fashion. Cumprimentou vários criadores e assistiu ao desfile de Nuno Baltasar, inspirado na artista mexicana Frida Kahlo.

Fotogaleria

Já se esperava uma visita do Presidente, no último dia do Portugal Fashion, no sábado — aquilo que não estava previsto era que fosse mesmo assistir a um dos desfiles. Chegado à Alfândega de Porto (depois de passar pelo congresso da UGT), Marcelo Rebelo de Sousa decidiu fazer um desvio da agenda e coube a Nuno Baltazar mostrar as tendências de moda ao actual Presidente da República.

Marcelo percorreu os corredores do edifício, passou pelos bastidores, cumprimentou modelos e criadores e tirou selfies, antes de se sentar na primeira fila. “Fiquei a saber, sobretudo pensando em senhoras, que nós encontramos muito cinza, muito preto - mas o preto é inevitável -, encontramos muito revivalismo, influências exóticas, encontramos depois muita influência de certos aspectos peculiares de cada um dos criadores"”, comentou durante a visita, citado pela Lusa.

A colecção à qual assistiu foi criada a partir de uma “carta de Frida Kahlo a Diego Rivera, que mostrava o seu inconformismo, o lado corrosivo e ao mesmo tempo apaixonado e forte”, conta Nuno Baltazar. A mistura de cores vivas foi definida a partir, não ao “México tradicional”, mas dos “ambientes onde [Frida Kahlo] se movimentava — o ateliê e o bairro onde vivia (Bairro Azul)”, por exemplo.