REVISTA_2

Nunca a Agência Espacial Europeia se tinha deixado ver assim

O trabalho de Edgar Martins pode ser descrito como uma cirurgia fotográfica, porque, tal como o cirurgião, procura a precisão máxima com os instrumentos mais adequados. A ESA abriu as portas a Edgar Martins e agora The Rehearsal of Space & the Poetic Impossibility to Manage the Infinite permite-nos espreitar lá para dentro.

Montagem de um instrumento do espectógrafo de radiação infravermelha próxima
Fotogaleria
Montagem de um instrumento do espectógrafo de radiação infravermelha próxima

Edgar Martins gosta de lugares difíceis. Melhor: de lugares de acesso difícil e sem registo visual para lá daquele que está relacionado com a sua mais restrita natureza. A Agência Espacial Europeia (ESA) era um desses lugares. Em 2012, o fotógrafo português pediu licença para entrar e as portas foram-lhe abertas. Foi a primeira vez que um artista teve acesso sem restrições a tudo quanto dá forma à ESA, desde instalações secretas onde fazem testes às plataformas de lançamento e centros de treino de astronautas. O resultado de quase dois anos de viagens por mais de 15 locais diferentes em todo o mundo onde a ESA opera está em The Rehearsal of Space & the Poetic Impossibility to Manage the Infinite, um ensaio que tem por ambição “fazer o levantamento fotográfico mais completo alguma vez produzido sobre uma organização líder na exploração científica do espaço”.

As imagens The Rehearsal of Space… situam-se na linha criativa das últimas séries de Edgar Martins (A Metaphysical Survey of British Dwellings, 2010, The Time Machine, 2011,…), onde uma faceta neutral, fria e descritiva se cruza com leituras mais especulativas, cénicas e puramente geométricas. Neste exercício hiper-realista, no qual Edgar Martins vai cunhando a sua produção artística, há intenção de proporcionar não só uma visão da representação de um espaço que está contido nas imagens, mas também fornecer “um portal para o espaço em si”. Ou seja, a fotografia a funcionar como mecanismo de acesso e a criar “a ilusão de transparência”.

Num dos episódios da série Entre Imagens (que passou ao longo dos últimos meses na RTP2 e que mostrava 13 criadores portugueses que usam a fotografia na sua arte), foi possível ver Edgar Martins durante uma sessão deste trabalho. De bata e touca azuis, movia-se com cautela, carregado com uma câmara de grande formato (10X8 polegadas) por entre a parafernália de instrumentos, sinais, tubos e cabos que enxameiam as salas. A sua prática pode ser descrita como se de uma cirurgia fotográfica se tratasse, porque, tal como o cirurgião, procura a precisão máxima com os instrumentos mais adequados.

A principal motivação, explicou o fotógrafo, era “fazer a cartografia da tecnologia das instalações e dos programas de pesquisa da ESA” de forma a tentar perceber “quais são as novas políticas de exploração espacial” e como “os princípios utópicos de exploração espacial dos anos 60 foram sofrendo uma erosão”. Quis perceber ainda “o impacto de toda esta tecnologia sobre a nossa psique individual e social”. Mas não sem deixar de lado a ficção, o espectacular e o fantástico: “O que está representado nestas imagens não são apenas os meios e os mecanismos que nos permitem explorar o mundo, os planetas e o cosmos, mas também aquilo que nos permitem sonhar.”

O livro The Rehearsal of Space… acaba de ser lançado numa co-edição entre a espanhola La Fábrica e a Moth House, chancela criada por Edgar Martins. Depois da estreia na galeria londrina The Wapping Project Bankside, a exposição segue para a Galeria Melanie Rio, em Nates, França, onde ficará até 26 de Julho.

Luva espacial do Centro de Treino Cosmonauta Iuri Gagarin, na Cidade das Estrelas (Federação Russa)
Luva espacial do Centro de Treino Cosmonauta Iuri Gagarin, na Cidade das Estrelas (Federação Russa)
Capacete de um fato SCAPE
Capacete de um fato SCAPE
Réplica do módulo Harmony no centro de investigação de voos humanos
Réplica do módulo Harmony no centro de investigação de voos humanos
Pórtico móvel para o foguetão Vega
Pórtico móvel para o foguetão Vega
Simulador de treino do módulo científico Columbus da Estação Espacial Internacional
Simulador de treino do módulo científico Columbus da Estação Espacial Internacional
Montagem de um instrumento do espectógrafo de radiação infravermelha próxima
Montagem de um instrumento do espectógrafo de radiação infravermelha próxima