Utentes têm um mês para experimentar à borla nova rede de transportes em Condeixa

Parceria entre a Transdev e a Câmara de Condeixa garante trê circuitos de transporte público no concelho.

Foto
O serviço será assegurado pela operadora Transdev, durante um ano. Carla Carvalho Tomás

O UrbCondeixa é um serviço de transporte que resulta de uma parceria entre o município e o operador Transdev, com três circuitos realizados em miniautocarro, que garantem a ligação entre os principais pólos urbanos, de segunda-feira a sábado.

"Este serviço foi criado tendo como mote principal servir as zonas urbanas que não são servidas pela rede interurbana e reforçar a ligação da vila romana de Conímbriga à de Condeixa e aos seus pontos principais, particularmente ao futuro museu multimédia POROS - Portugal Romano em Sicó", sublinhou o presidente da Câmara Municipal.

Nuno Moita salientou ainda que o novo serviço pretende "retirar trânsito do centro da vila e preparar Condeixa para o futuro, em termos de crescimento, de qualidade de vida e atractividade, através de um serviço pioneiro no distrito (fora das cidades), que pretende ser um factor diferenciador".

Inicialmente, a parceria entre o município de Condeixa-a-Nova e a Transdev tem a duração de um ano, mas a intenção da autarquia é manter o projecto e se possível alargar a rede a zonas ainda próximas do perímetro urbano. "No pior cenário, que seria não existirem passageiros, o custo do serviço para a Câmara seria de cerca de 70 mil euros anuais, já com IVA, mas como estimamos que circulem cinco ou seis pessoas por horário, o custo final será de aproximadamente 25 mil euros", explicou o autarca. Segundo Nuno Moita, o UrbCondeixa precisava de 200 passageiros por dia para ser sustentável.

Para Ricardo Afonso, administrador da Transdev, a expectativa da empresa "é fornecer um serviço de mobilidade a baixo custo". Até ao final de setembro, as viagens são gratuitas para os passageiros se habituarem ao novo sistema de transporte e observarem as condições. Depois, cada viagem custa um euro ou então cinquenta cêntimos, se os passageiros aderirem ao cartão valor. Existe ainda um passe mensal de 20 euros e um passe estudante no valor de 15 euros.