Iluminando ruelas, pontes ou caves de vinho, vai-se correr à noite pelo Porto

Duas modalidades de desporto onde se mostra o melhor que o Porto tem, à noite. A próxima edição do Meo Urban Trail, no dia 10 de Outubro, oferece aos seus participantes a possibilidade de correr ou caminhar iluminando a cidade.

Foto
A iniciativa começou em 2012 Fernando Veludo/nfactos

Percorrer a cidade à noite, com lanternas que façam efeitos de luzes nas ruas da cidade; percorrer de forma diferente locais emblemáticos da cidade; aliar o desporto à diversão e ao conhecimento da cidade – são estes os desafios do Meo Urban Trail, no próximo sábado, que volta a chamar à linha de partida os cidadãos que queiram participar na quarta edição do Porto, e cuja iniciativa se multiplica por várias outras cidades do país, nomeadamente Lisboa, Coimbra, Sintra e Leiria.

Nesta edição, o percurso inclui passagem por alguns dos lugares mais emblemáticos do centro da cidade do Porto, mas também da outra margem do rio Douro, juntando Vila Nova de Gaia ao evento através da Ponte D. Luís e da Ponte do Infante. Sítios como o Palácio de Cristal, a Muralha Fernandina, o jardim do Morro, as Caves do Vinho do Porto Taylors ou o cais de Gaia servirão como pano de fundo aos participantes. A somar a estes locais emblemáticos, a organização assegura a passagem por “ruelas e escadinhas” das cidades, num trajecto que se afirma “emblemático” e que levará os participantes a uma experiência “de desporto e também de lazer, a não perder”, afirma o CEO da Urban Events, Jorge Azevedo.

O evento foi implementado em 2012 e a última edição na cidade reuniu 10 mil participantes, o máximo permitido, o que Jorge Azevedo considera “uma grande adesão”. Nos três anos em que o Meo Urban esteve no Porto, as inscrições esgotaram – este ano, segundo a organização, há a probabilidade de o mesmo acontecer. 

Um elemento da organização explicou ao PÚBLICO que, apesar de as inscrições online estarem já perto do limite máximo, haverá “um último lote de inscrições last minute, limitado, disponível no local de entrega dos kits de participação, que será no Cais da Estiva, no dia 9de Outubro entre as 12h e as 21h, e no dia dez entre as 10h e as 20h30. Os percursos começam na Praça da Ribeira – às 20h começa o alinhamento, às 21h arranca a corrida e dez minutos depois a caminhada.  

Quanto aos vencedores, os primeiros classificados das cinco cidades, feminino e masculino, terão direito a uma viagem ao Urban Trail Lyon 2016, que inclui voo e inscrição. 

O evento terá também uma componente criativa, com um concurso de fotografia que premiará as melhores imagens do evento, que podem ser feitas tanto com máquinas fotográficas como com smartphones. O objectivo será premiar as 10 imagens que “melhor traduzam o conceito do Meo Urban Trail”, como se pode ler em comunicado. Os prémios deste concurso vão desde garrafas de vinho do Porto, prémios Meo, ou ainda inscrições para a edição de 2016.

Depois do sucesso que a iniciativa teve em Portugal, nas várias cidades onde se realiza, a organização aposta na internacionalização da marca. “O objectivo é levar o conceito de que somos detentores para Itália e geminar as cidades italianas com Portugal”, afirmam, sendo esperada a proliferação por mais cidades europeias. Com os olhos postos nesta expansão, uma comitiva estrangeira estará presente na edição do Porto deste ano.

A edição de 2015 do Urban Trail termina em Sintra, a 24 de Outubro, depois de ter passado também pelas cidades de Lisboa, Coimbra e Leiria. Mais informações poderão ser consultadas no site ou no Facebook da iniciativa. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar