Vem aí mais um dia para pôr todos a pedalar até ao emprego

"Bike to Work" incentiva trabalhadores a deslocarem-se no dia 18 de Setembro de bicicleta para o local de trabalho.

Foto

A 5ª edição da iniciativa “De Bicicleta para o Trabalho - Bike to Work” vai realizar-se no dia 18 de Setembro e pretende levar as pessoas a deslocar-se para o local de trabalho de bicicleta. Inserida no âmbito da Semana Europeia de Mobilidade – de 16 a 22 de Setembro – que este ano tem como tema “Escolhe. Muda. Combina” e do Dia Europeu Sem Carros, dirige-se a empresas, instituições ou faculdades sediadas ou com instalações no concelho de Lisboa.

O evento, organizado pela Lisboa E-Nova – Agência Municipal de Energia-Ambiente - em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta procura “sensibilizar para a necessidade de reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana através da utilização de meios suaves de mobilidade”. 

As empresas interessadas em fazer parte da iniciativa têm de se inscrever – gratuitamente -, através do preenchimento do formulário online, até dia 15 de Setembro. Cada entidade participante deverá seleccionar, entre quatro escalões, qual a que pertence: escalão A – entidade com menos de 15 trabalhadores, escalão B – entre 15 e 50 trabalhadores, escalão C - com mais de 50 trabalhadores, escalão D – estabelecimentos de ensino, como escolas públicas e privadas, departamento, núcleos, centros de estudo, associações de estudantes. Após a validação da inscrição da Lisboa E-Nova, a empresa deverá levar o maior número de trabalhadores a aderir ao desafio.

Os participantes terão de colocar um identificador do Bike to Work na bicicleta, disponibilizado pela Lisboa E-Nova entre outras peças de comunicação, quando se deslocarem para o trabalho.

O transporte de bicicletas nos transportes públicos vai ser gratuito. Contudo, é necessário ter atenção às limitações: no Metro, o transporte está limitado a duas bicicletas por carruagem, desde que não perturbe o normal funcionamento do sistema; no grupo Transtejo poderá circular com bicicletas de acordo com a lotação indicada pelo mestre do transporte fluvial; na Carris poderá transportar a bicicleta nas carreiras 708, 723, 724 e 731, com um limite máximo de quatro bicicletas por veículo; na CP e na Fertagus poderá circular livremente se não se verificarem grandes aglomerações de passageiros.

Os participantes deverão consultar o mapa cicável e o de declives de Lisboa para escolherem as melhores rotas que vão percorrer no dia da iniciativa.

Após a participação, os intervenientes deverão preencher um questionário e enviar uma fotografia, fotomontagem ou imagem original relativa ao evento, com dimensões obrigatórias de 15x10 cm / 1080 x 720 pixels, até dia 25 de Setembro, conforme se lê no regulamento da iniciativa.

Entre as 11h30 do dia 28 de Setembro e as 11h30 do dia 6 de Outubro vão decorrer as votações para o Passatempo “Bike to work day”, no site da Lisboa E-Nova. A entidade de cada escalão mais votada vai ser premiada.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Ler 1 comentários