Finalistas de O Melhor Pastel de Nata enfrentam pré-selecção

A final vai ser disputada por um total 12 pastelarias: as três melhor classificadas no ano passado e as nove que passarem a pré-selecção deste ano.

Foto
Rui Gaudêncio

Promover o pastel de nata, um dos doces mais conhecidos em Portugal e tipicamente lisboeta, é o principal objectivo do concurso. Abelha d’Ouro, Balcão do Marquês, Biarritz, Casinha do Pão, Centro de Campo de Ourique, Chique de Belém, Choupana Caffe, Cristal, Fim de Século, Hotel Altis, Mafraria, Misturacanela, Nilde, Pingo Doce, Santa Coina, Segredos com Açúcar, Signo Aquarius e Versailles são as 18 pastelarias que lutam por estar entre as nove que vão à final.

Desde há cinco anos, altura em que se realizou a primeira edição, verifica-se que há cada vez há mais pastelarias a inscreverem-se no concurso. “Podemos constatar que as pastelarias que ganharam em edições anteriores tiveram um crescimento fantástico de vendas do pastel de nata no ano seguinte”, afirma Virgílio Gomes, presidente do júri, em declarações ao PÚBLICO.

Na pré-selecção vão ser avaliados cinco parâmetros: o aspecto, o tacto, a apreciação da massa em mastigação, o sabor do creme e o conjunto do creme e da massa do pastel de nata.

Do júri fazem parte o gastrónomo Virgílio Gomes, que preside, Rita Cupido, directora da revista Comer, Miguel Pires, jornalista e crítico gastronómico, Joaquim de Sousa, chefe pasteleiro do Hotel Oitavos, no Guincho, e Raquel Moreira, investigadora gastronómica.

Os três melhores classificados da 6ª edição do concurso já estão na final. São elas a pastelaria Aloma, que foi a vencedora, o Pastel de Nata Selecção Continente, que ficou em segundo lugar, e a Alcoa, em terceiro lugar. A final vai ser disputada por um total 12 pastelarias: estas três e as nove que passarem a pré-selecção.

O Melhor Pastel de Nata integra o programa oficial da 7ª edição do Peixe em Lisboa, evento organizado pela Associação Turismo de Lisboa e que tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da produção da Essência do Vinho - EV.

Estão disponíveis mais de 200 lugares para o evento desta quarta-feira e, quem tiver bilhete de entrada no Peixe em Lisboa pode assistir gratuitamente à prova. No fim, há espaço para a degustação: “O público pode comer pastéis de nata grátis”, informa Virgílio Gomes. A prova final realiza-se no dia 9 de Abril, às 15 horas.

 

 

Sugerir correcção
Comentar