Metro do Porto circula sem condicionamentos desde as 15h30

Composição descarrilou no túnel da Lapa e já circulava sem passageiros. Durante seis horas e meia a circulação foi afectada, gerando inúmeros atrasos.

Fotogaleria
Descarrilamento na manhã desta terça-feira, no Porto Dato Daraselia
Fotogaleria
Metro esteve com circulação condicionada Dato Daraselia

O acidente não provocou feridos e aconteceu numa altura em que os passageiros já tinham sido convidados a sair, por o condutor ter detectado um anomalia nos rodados, avançou ao PÚBLICO fonte da empresa transportadora.

Foi por volta das 8h30 que o condutor do metro que circulava na Linha Laranja (F), entre Fânzeres (Gondomar) e Senhora da Hora (Matosinhos) se apercebeu, enquanto atravessava o Porto, de que algo não estava bem. Pediu, por isso, autorização à central de operações para evacuar a composição.

Todos os passageiros se apearam na estação do Heroísmo e o metro, já vazio, seguiu em direcção ao túnel J, ramal reservado a manobras das composições. No caminho ainda passou pela estação da Trindade, mas já não chegou à estação da Lapa, saindo dos carris e batendo numa parede do túnel entre estas duas estações.

Segundo a Metro do Porto, a circulação no túnel da Lapa está a processar-se em via única, em alternância de sentidos. Uma vez que este túnel está situado na zona de tronco comum da rede, a circulação está condicionada em todas as linhas, à excepção da Linha Amarela (D), entre o Hospital de S. João (Porto) e Santo Ovídio (Gaia). A Metro do Porto previa que o veículo acidentado fosse recolocado nos carris e retirado do túnel da Lapa ainda da parte da manhã. A operação revelou-se, contudo, mais complexa do que o incialmente estimado e já não deverá ser concluída antes das 15h.
 
Actualiza situação do serviço, que está já normalizado
 
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar