Calçada da Ajuda, em Lisboa, fechada ao trânsito durante oito meses

Troço entre o INEM e o Jardim Botânico vai estar cortado para obras de requalificação da rua.

Foto
Calçada vai encher-se de jacarandás, como forma de combater o estacionamento selvagem DR

A partir da próxima segunda-feira, 7 de Julho, e durante os próximos oito meses, uma parte da Calçada da Ajuda em Lisboa vai estar fechada ao trânsito para obras. Esta intervenção insere-se na empreitada de requalificação da Calçada, que custa à Câmara cerca de 1,6 milhões de euros.

A circulação vai estar cortada no troço entre o INEM, na Rua General João de Almeida, e a Rua Bica do Marquês, perto do Jardim Botânico. A autarquia sugere que a circulação se faça, nos dois sentidos, pela Rua General João de Almeida, pela Calçada do Galvão e pela Rua das Açucenas. Os desvios de trânsito serão coordenados no local pela Polícia Municipal e pela PSP.

A Calçada da Ajuda está a ser requalificada entre a zona de Belém e o Palácio da Ajuda, num projecto orçado em 1,6 milhões de euros que visa melhorar as condições de circulação dos peões e combater o estacionamento abusivo.

A faixa de rodagem vai manter a mesma largura e o número de lugares de estacionamento mantém-se, mas o passeio (que vai conjugar calçada portuguesa com peças pretas e brancas horizontais) será mais largo ou mais estreito conforme o perfil da rua. Tal como o PÚBLICO noticiou em Março, serão plantados jacarandás entre o Jardim Botânico e o centro de Belém e o Palácio da Ajuda, segundo um dos arquitectos paisagistas responsáveis pelo projecto, João Nunes.

Sugerir correcção
Comentar