Vítor Pereira nem tomou o gosto à Liga dos Campeões

Fenerbahçe afastado na terceira pré-eliminatória.

Fotogaleria
Vítor Pereira foi expulso do banco de suplentes Sergei Supinsky/AFP
A festa foi do Shakhtar
Fotogaleria
A festa foi do Shakhtar Sergei Supinsky/AFP

Um empate bastava para o Fenerbahçe ficar mais perto da fase de grupos da Liga dos Campeões, onde o emblema turco já não marca presença desde 2008-09. Após o 0-0 da primeira mão da terceira pré-eliminatória, na Turquia, a visita ao Shakhtar Donetsk correu muito mal à equipa orientada por Vítor Pereira, que foi goleada (3-0) e caiu para a Liga Europa.

O Verão foi agitado para o Fenerbahçe, que foi buscar Vítor Pereira à Grécia e apostou forte em reforços com o estatuto de Nani ou Robin van Persie. Mas o emblema turco resistiu apenas duas partidas na principal competição europeia de clubes. A despedida começou aos 25’, quando Gladkiy se antecipou à defesa do Fenerbahçe e inaugurou o marcador.

Na segunda parte consumou-se a derrocada: o árbitro alemão Felix Zwayer expulsou Vítor Pereira do banco de suplentes aos 61’, após um incidente junto à linha lateral entre o treinador e um jogador do Shakhtar. Algo que não é novo com o técnico português, que esteve envolvido em vários episódios semelhantes na segunda metade da época passada, quando orientava o Olympiacos.

Em quatro minutos a eliminatória ficou resolvida. Aos 65’, de penálti, Srna ampliou a vantagem dos ucranianos. E Alex Teixeira estabeleceu o resultado final num contra-ataque rapidíssimo (68’) que começa num pontapé de canto a favor do Fenerbahçe. Kjaer ainda seria expulso no tempo de compensação.

Será então o Shakhtar, e não o Fenerbahçe, a estar no sorteio do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, na sexta-feira às 11h, na sede da UEFA em Nyon, na Suíça. O emblema ucraniano será cabeça-de-série, tal como o Sporting, e não enfrentará os “leões”. O lote de possíveis adversários da equipa orientada por Jorge Jesus, onde já estavam Lazio, Mónaco e Rapid Viena, ficou completo com CSKA Moscovo (eliminou o Sparta Praga) e Club Brugge (afastou o Panathinaikos).

Outras surpresas da segunda mão da terceira pré-eliminatória foram o Maccabi Telavive (deu a volta à eliminatória contra o Viktoria Plzen), o Malmö (que venceu o Red Bull Salzburgo por 3-0 após ter perdido por 0-2) e o Astana, que se apurou (4-3) à custa do HJK com um golo no período de compensação.

Liga dos Campeões
Sorteio do play-off de acesso à fase de grupos

Clubes não campeões
Cabeças-de-série
Manchester United
Valência
Bayer Leverkusen
Shakhtar Donetsk
Sporting
Não cabeças-de-série
CSKA Moscovo
Lazio
Club Brugge
Mónaco
Rapid Viena

Clubes campeões
Cabeças-de-série
Basileia
Celtic
APOEL
BATE Borisov
Dinamo Zagreb
Não cabeças-de-série
Maccabi Telavive
Partizan
Malmö
Skënderbeu
Astana

Sugerir correcção
Comentar