Valcke sobre o Mundial: "Tivemos boas notícias"

No Rio de Janeiro, o secretário-geral da FIFA elogiou o andamento das obras em Curitiba, ressaltou as "soluções" para Porto Alegre e disse estar "confiante" com a abertura do campeonato, em São Paulo.

Foto
Vanderlei Almeida/AFP

Foram dias de tensão para os brasileiros. Os atrasos na organização do Campeonato do Mundo de 2014 perderam tanto o controlo que algumas cidades correram o risco de ficarem de fora do calendário do evento. Foi o caso de Curitiba (palco de quatro jogos), Porto Alegre (cinco) e São Paulo (seis). A conferência realizada no Rio de Janeiro tinha, exactamente, o objectivo de resolver todos estes contratempos, e o resultado parece ter sido positivo.

Num primeiro plano, temos o andamento da Arena da Baixada (Curitiba), estádio que quase foi excluído do Mundial devido ao atraso nas obras. Desta vez, no entanto, os progressos foram elogiados por Valcke. "Confirmamos que foi uma boa decisão manter Curitiba no Campeonato do Mundo. Eles estão a trabalhar bem e tudo vai ficar pronto", explicou.

Já em Porto Alegre, cidade com graves problemas no financiamento das estruturas temporárias, conseguiu-se encontrar uma "solução" através de um projecto de lei, que concede incentivos fiscais às empresas que ajudarem nas construções. "Não significa que já resolvemos tudo. Agora precisamos que fiquem prontas [as estruturas temporárias] em 70 dias".

A situação mais grave continua a ser a da Arena Corinthians, em São Paulo. Ainda não foram encontradas soluções para os atrasos nas obras das estruturas temporárias no palco de abertura do Mundial. O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol disse estar "confiante" que "uma solução será encontrada" nesta sexta-feira, e destacou que "não há forma de ter o jogo de abertura em outro lugar". "Tem que ser em São Paulo", concluiu.

Apesar do optimismo, Valcke alertou que "o tempo está a voar" e "só faltam 70 dias" para o maior espectáculo de futebol do mundo. Prontos, ou não, o facto é que se esperam estádios lotados em todos os jogos.

Sugerir correcção
Comentar