Sporting e FC Porto a um triunfo das meias-finais da Taça da Liga

"Leões" e "dragões" garantem apuramento se vencerem V. Setúbal e Académica, respectivamente

Foto
O FC Porto empatou com o Sp. Braga no seu mais recente jogo da Taça da Liga FRANCISCO LEONG/AFP

A derrota do Sporting no Restelo equilibrou as contas do Grupo C, mas ainda é a equipa de Marco Silva que está no comando, com um ponto de vantagem sobre o Belenenses e dois sobre o Vitória de Setúbal. Por isso, sabe que precisa apenas de um triunfo na recepção aos sadinos para seguir em frente e marcar um duelo com o Benfica na Luz. Se o conseguir, já não pode ser apanhado pelo V. Setúbal ou pelo Belenenses, que só joga dentro de uma semana. A divisão de pontos adia o desfecho para a derradeira jornada.

Por outro lado, um triunfo visitante afastará desde logo o Sporting das meias-finais. Nesse caso, a decisão seria entre V. Setúbal, Belenenses e, eventualmente, Boavista - o clube "axadrezado" necessita de duas vitórias e de outros resultados favoráveis, mas ainda não está completamente fora. Já o Vitória de Guimarães nunca será primeiro.

"O Sporting tem um grande plantel, mesmo nas segundas linhas", referiu Bruno Ribeiro, técnico que teve uma estreia auspiciosa no regresso ao banco do V. Setúbal. "Mas jogaremos com vontade de ganhar"

No Grupo D, é o FC Porto que ocupa o topo da tabela, com três pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga. O clube portuense assegurará definitivamente esse lugar - e nova viagem para defrontar o Marítimo na Madeira, onde perdeu no fim-de-semana - com um triunfo esta noite frente à Académica, no Dragão. Mas também o empate servirá as aspirações dos homens de Julen Lopetegui se o União da Madeira não derrotar em casa o Rio Ave.

O treinador espanhol do FC Porto diz que a derrota no Funchal para a Liga já foi "esquecida" e que a concentração está no jogo com a Académica. "No futebol, há que saber que o mais importante de uma situação em que não conseguiste o teu objectivo é, no dia seguinte, levantares-te e focares a tua energia no objectivo que tens a seguir. É bom que haja outro jogo a meio da semana. Este é um grupo responsável, com muita ambição e, logo que passam as primeiras horas, a equipa já está absolutamente focada e concentrada para o jogo seguinte, neste caso com a Académica", disse Lopetegui, citado pelo site portista.

Neste momento, os vila-condenses, finalistas da edição anterior, são os únicos já sem hipótese de atingir as meias-finais. As possibilidades da Académica implicam, necessariamente, ganhar hoje no Dragão. Aliás, os "estudantes" serão sempre primeiros se vencerem os dois jogos que lhes restam. "Temos a possibilidade de ainda passar, com vitórias sobre FC Porto e União da Madeira. Vamos ao Dragão para tentar vencer, mas a nossa prioridade é o campeonato", avisou o médio Pedro Nuno, da Académica.

O Sp. Braga folga nesta jornada e só se manterá "vivo" se a "Briosa" ganhar ao FC Porto.

Sugerir correcção
Comentar