Samaris a caminho da Luz e Aboubakar próximo do Dragão

"Águias" e "dragões" avançam para o mercado de transferências na busca de mais reforços de peso.

Foto
Samaris marcou um golo pela Grécia no Mundial 2014 Marcelo Del Pozo/Reuters

Benfica e FC Porto preparam-se para reforçar os seus respectivos plantéis. Na Luz, o nome de quem se fala é o do médio grego Andreas Samaris, enquanto no Dragão o avançado camaronês Aboubakar é o desejado.

Samaris é médio, internacional grego, tem 25 anos, e surge depois de os “encarnados” não terem conseguido convencer o francês Josuha Guilavogui a trocar o Atlético de Madrid pelo Benfica.

Actualmente no Olympiacos, Samaris é um dos dois médios defensivos do sistema 4x2x3x1 que Michel habitualmente utiliza na formação helénica. Já na selecção grega, Fernando Santos utilizava-o ligeiramente mais adiantado, surgindo muitas vezes em posição de finalização, junto da grande área adversária. Daí que possa fazer o lugar que vinha sendo ocupado por Fejsa ou até o que, por enquanto, pertence a Enzo.

O valor envolvido na transferência ainda não é conhecido, embora seja certo que Samaris será o reforço mais caro para a nova temporada, ultrapassando, seguramente, os 4 milhões de euros pagos pelo passe do brasileiro Anderson Talisca – na Grécia apontava-se para um valor a rondar os 9 milhões de euros para um vínculo com a duração de quatro anos.

Samaris, que aterrou nesta quinta-feira em Lisboa para realizar os testes médicos, foi formado no PAO Varda e estreou-se como profissional no Panachaiki. Passou depois para o Panionios e, em 2012, foi contratado pelo Olympiacos, por 350 mil euros, embora tenha ficado mais um ano no Panionios, por empréstimo. Na última época fixou-se no Olympiacos e acabou por merecer a confiança de Fernando Santos, que o lançou na selecção grega em Outubro, sendo depois convocado para o Mundial 2014, prova em que marcou um golo.

No Porto, espera-se pela chegada do avançado Vincent Aboubakar, de 22 anos. Para já é certo que o internacional camaronês está de saída do Lorient. Foi o próprio treinador da equipa francesa a confirmá-lo ontem.

"Aboubakar está de saída. Perdemos um elemento importante, um grande jogador", comentou o técnico em declarações citadas pelo jornal francês L'Équipe. A publicação avança também com a existência de um acordo para a transferência do avançado para o FC Porto por um valor a rondar os 10 milhões de euros. A confirmar-se, será o valor mais alto de sempre embolsado pelo Lorient na transferência de um jogador. Aboubakar deverá assinar um contrato com a duração de quatro temporadas.

O internacional camaronês de 22 anos, que durante este defeso também foi associado ao Benfica e ao Sporting, Aboubakar chegou ao futebol europeu em 2010, para representar os franceses do Valenciennes. Na última época esteve no Lorient, clube pelo qual apontou 16 golos na Liga francesa, apenas superado por Ibrahimovic (26 golos pelo PSG).

Sugerir correcção
Comentar