Missão do FC Porto: manter o visitante Sevilha a zero na Liga Europa

Adversário de hoje dos portistas marcou sempre nos jogos fora na competição da UEFA. Defesa-central Mangala está recuperado para ajudar a equipa a lutar pelo acesso às meias-finais

Foto
O FC Porto eliminou o Sevilha em 2010-11 Foto: Miguel Riopa/AFP

A Península Ibérica está bem representada nos quartos-de-final da Liga Europa. Duas das quatro equipas da região ainda em jogo defrontam-se esta noite no Dragão, quando o FC Porto receber o Sevilha, num duelo que oporá igualmente dois recentes vencedores da competição. A temporada portista não começou com esta prova em mente, mas nesta fase, com o campeonato perdido, tornou-se uma prioridade, até porque em causa está o acesso às meias-finais de uma competição da UEFA.

“Salvar [a época] é uma palavra demasiado forte para a história que o FC Porto tem. É um jogo importante que nos pode levar a uma conquista. A passagem às meias-finais, para chegar a uma final europeia, é o que todos os jogadores ambicionam”, referiu Luís Castro, que tentará negociar com êxito a sua segunda eliminatória europeia depois de ter substituído Paulo Fonseca.

Mangala recuperou e será titular com Reyes
Ganhar sem sofrer golos é, como sempre, o plano, mas o FC Porto deve estar avisado para a capacidade do Sevilha em frustrar os guarda-redes visitados que tem defrontado. Nos 23 encontros já realizados esta temporada como visitante, apenas não marcou em dois, ambos no campeonato espanhol, em Valência (com o Levante) e em Vigo (com o Celta). Na Liga Europa festejou 20 golos nos sete jogos fora de casa – e no seu Ramón Sánchez-Pizjuán só não acertou nas redes adversárias contra o grande rival Sevilha.

“O Sevilha vem de um conjunto de resultados muito positivos, está optimista, mas nós também”, afirmou Luís Castro. “Esperamos vencer esta primeira parte da eliminatória, sem sofrer golos, e obter um resultado que nos dê esperança para seguir em frente”, juntou o técnico “azul e branco”.

A equipa espanhola, vencedora da Liga Europa em 2005-06 e 2006-07, eliminou o Mladost Podgorica (Montenegro) e o Slask Wroclaw (Polónia) nas pré-eliminatórias antes de vencer o Grupo H, superando Slovan Liberec (Rep. Checa), Friburgo (Alemanha) e Estoril. Contra o clube português, conseguiu uma vitória (1-2 em Portugal) e um empate (1-1). Depois, afastou Maribor (Eslovénia) e o vizinho Betis.

O Sevilha tem três portugueses no plantel, Beto, Diogo Figueiras e Daniel Carriço. O que dirá mais aos adeptos portistas é o guarda-redes, pois passou duas épocas no Dragão. Os três têm possibilidades de serem titulares, embora Beto e Carriço só tenham recentemente resolvido alguns problemas físicos.

O guarda-redes confessou que o jogo de hoje será “especial” para si, pois é disputado contra um adversário no qual foi “feliz e bem tratado”. Beto destacou o pedigree europeu do FC Porto, mas também elogiou a capacidade da sua equipa. “O FC Porto luta por títulos. Tem muita alma. Está acostumada a grandes competições. Porém, com todo o respeito que temos, o Sevilha também é uma grande equipa. Habituou a Europa a títulos, bons espectáculos e é isso que queremos. Tentar ganhar. Levar a eliminatória para o Sánchez-Pizjuán, com um bom resultado aqui”, sublinhou.

O médio camaronês Stéphane M'Bia e o defesa-central argentino Federico Fazio são as grandes baixas do conjunto andaluz, ambos por castigo. Do lado portista, Maicon continua de fora por lesão. Reyes e Mangala são os únicos centrais convocados.

Sugerir correcção
Comentar