Miguel Oliveira 16.º depois de cair na 1.ª curva

Português sofreu queda no início do GP do Qatar e ficou logo afastado dos primeiros lugares em Moto3.

Foto
Miguel Oliveira (arquivo) Reuters

Foi do português Miguel Oliveira a primeira queda do Mundial de Motociclismo. Na prova de abertura, no Qatar, o português caiu logo na primeira curva e, apesar de ter continuado na corrida, ficou desde logo afastado da possibilidade de estar entre os lugares do topo, como queria.

O piloto da KTM fez depois uma boa recuperação, mas não conseguiu melhor do que terminar no 16.º lugar na categoria de Moto3, precisamente o primeiro que não dá acesso a pontos. Apesar de terem passado vários homens pela frente da prova, a vitória acabou por pertencer ao que tinha obtido a pole position na véspera, o francês Alexis Masbou (Honda), que ultrapassou o italiano Enea Bastianini (Honda) sobre a linha de meta. O duo da frente terminou com uma diferença de 0,027 segundos.

Numa corrida em que as cinco primeiras posições foram ocupadas por pilotos que conduzem Hondas, o último lugar do pódio foi garantido pelo britânico Danny Kent.

Miguel Oliveira, que partiu do 8.º lugar da grelha, optou por fazer a primeira curva pelo lado de fora, mas desequilibrou-se depois de um choque com o italiano Francesco Bagnaia e desceu para último (34.º), posição a partir da qual teve que fazer a sua recuperação. O português cruzou a meta com um atraso de 6,814 segundos para o vencedor.

Antes, tinha sido o mais rápido do "warm up".

Em MotoGP, o italiano Valentino Rossi (Yamaha) conseguiu a 109.ª vitória da carreira. No circuito de Losail, Rossi, de 36 anos, impôs-se, num final emocionante ao seu compatriota Andrea Dovizioso (Ducati), para assinar o 83.º triunfo na categoria principal.

O também italiano Andrea Iannone (Ducati) completou o pódio, relegando para a quarta posição o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), que liderou a prova durante várias voltas.

A primeira prova do Mundial fica marcada por um pódio inteiramente italiano, algo que não acontecia desde o Grande Prémio do Japão de 2006.

“Foi, para mim, uma das melhores vitórias. A moto estava fantástica e eu nunca desisti. Foi uma luta com as Ducati e com as Honda, que estão muito fortes”, afirmou o piloto italiano.

O campeão em título, Marc Márquez, partiu mal e ficou para trás, tendo Jorge Lorenzo assumido a liderança, com Andrea Dovizioso logo atrás.

Em Moto2, o alemão Jonas Folger (Kalex) alcançou a sua primeira vitória na categoria, impondo-se ao belga Xavier Simeon e ao suíço Thomas Luthi, por cinco e 12 segundos, respectivamente.

A próxima prova do Mundial, o GP das Americas, disputa-se a 10, 11 e 12 de abril, em Austin, no Texas.

 

Sugerir correcção
Comentar