Laurent Depoitre reforça o ataque do FC Porto

O avançado belga lutará com André Silva e Vincent Aboubakar pela titularidade.

Foto
DR

O FC Porto oficializou esta segunda-feira a contratação do avançado Laurent Depoitre ao Gent da Bélgica. Com características distintas de André Silva e Vincent Aboubakar, o internacional belga traz novas soluções ao ataque portista.

"O FC Porto é um clube mítico, que tem uma grande história e adeptos fantásticos. Sinto que este é um grande desafio para mim. O Estádio do Dragão é magnífico e será fantástico quando marcar golos perante os nossos adeptos", declarou o belga ao site oficial do clube.

Laurent Depoitre é o quarto belga a alinhar pelos "dragões" depois de Stéphane Demol, Steven Defour e Joris Kayembe, e o novo camisola "9" dos "azuis-e-brancos".

"É o número com que jogava no Gent. Poder mantê-lo é 'super'. Posso desgastar uma defesa com o físico e fazer sobressair as minhas qualidades para ajudar a equipa", assumiu.

Depoitre chega a Portugal após uma década no futebol belga, onde representou seis clubes diferentes, tendo como ponto alto a passagem pelo Gent, clube onde jogou por duas temporadas e pelo qual se sagrou campeão e conquistou uma Supertaça. Em 83 partidas, desferiu 30 remates certeiros.

Esta temporada já alinhou pelos "buffalos", num encontro da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, diante do Viitorul Constanta, em que alinhou 72 minutos e contribuiu para a goleada de 5-0. No campeonato local, ficou em branco nos dois encontros já disputados.

"Fiz uma boa preparação no Gent. Estou bem fisicamente e preparado para começar a ajudar. É a primeira vez que jogo num clube fora do meu país. É uma experiência diferente mas penso que posso adaptar-me rapidamente e tudo vai correr bem".

Com 1,91m e mais de 90kg, o internacional belga é um ponta-de-lança que traz poder físico ao ataque portista, fazendo do jogo aéreo uma das suas principais armas.

O seu percurso enquanto profissional foi crescendo, visto que foi campeão da terceira divisão pelo Eendracht Aalst em 2011, festejou a subida do Zulte Waregem ao primeiro escalão dois anos depois, e conquistou a Pro League em 2015.

Nesse ano foi ainda convocado por Marc Wilmots – então seleccionador – para representar os "diabos vermelhos" num encontro de qualificação para o Euro 2016. A aposta foi ganha, já que Depoitre apontou um dos quatro golos com que a Bélgica venceu a Andorra.

Conta, inclusivamente, com uma participação na Liga dos Campeões na temporada transacta, onde alinhou em sete jogos (seis como titular) e marcou um golo ante o Zenit de São Petersburgo.

Aos 27 anos, o avançado garante experiência à linha ofensiva dos “azuis-e-brancos” que vai observando a afirmação do jovem André Silva na equipa principal.

Depoitre, ainda que possante, é rápido, sendo um jogador que tem presença entre os defesas, concluindo os cruzamentos dos companheiros de equipa que o encontram no coração da área.

André Silva tem estado bem nos últimos encontros, apontando oito golos em tantos encontros, ao invés de Aboubakar que parece estar a passar por um período de menor confiança. Olhando para o esquema que o técnico portista tem utilizado nos últimos jogos, é provável que Nuno Espirito Santo escolha apenas um avançado para o centro da área.

O novo treinador do FC Porto tem, assim, mais uma opção para o arranque do campeonato marcado para esta sexta-feira diante do Rio Ave, bem como para o play-off de acesso à Liga dos Campeões ante a Roma.

O internacional pelos "diabos vermelhos" tem uma cláusula de 40 milhões de euros, e é assim mais uma opção para o ataque "azul-e-branco" para a nova temporada. Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Comentar