João Sousa mantém 45.º lugar e Murray passa Federer no ranking ATP

Djokovic lidera confortavelmente nos homens. Serena Williams é a líder incontestada no ranking feminino.

Foto
João Sousa: nunca um tenista português subiu tanto na hierarquia mundial AFP/PASCAL GUYOT

O tenista português João Sousa manteve hoje o 45.º lugar no ranking do ténis mundial, enquanto o britânico Andy Murray subiu ao segundo lugar da hierarquia, comandada confortavelmente pelo sérvio Novak Djokovic.

Murray, um dos grandes responsáveis pelo apuramento da Grã-Bretanha para a final da Taça Davis, ultrapassou o suíço Roger Federer e passou a assumir o estatuto de perseguidor directo de Djokovic, que comanda com uma margem confortável de 7145 pontos para a concorrência.

No domingo, Djokovic venceu pela sexta vez o torneio de Pequim, depois de bater o espanhol Rafael Nadal, que subiu um degrau, para o sétimo lugar da classificação mundial.

Tal como Murray, também Federer não regressou ainda ao circuito desde que ajudou a Suíça a manter-se no Grupo Mundial da Taça Davis, caindo para o último lugar do pódio.

Quanto a João Sousa, o número um português foi afastado na última semana na segunda ronda do torneio de Tóquio, preparando-se agora para a entrada no Masters 1000 de Xangai, diante do italiano Fabio Fognini, 26.º da hierarquia.

Gastão Elias reforçou a condição de número dois português ao subir dez posições na lista mundial, fixando-se na posição 185. Rui Machado (274.º) e Frederico Silva (281.º) completam a lista de portugueses no grupo dos 300 melhores do mundo.

Em femininos, o pódio, preenchido, por esta ordem, pela norte-americana Serena Williams, a romena Simona Halep e a russa Maria Sharapova, manteve-se inalterado, destacando-se o salto da espanhola Garbine Muguruza para o quarto posto.

Muruguza, a nova grande figura do ténis feminino espanhol, alcançou a sua melhor classificação de sempre no WTA, um dia depois de ter ganho o torneio de Pequim, o primeiro troféu de 2015 e apenas o segundo da carreira.

Apesar de continuar fora de competição, devido a uma lesão sofrida em finais de Junho, durante as qualificações para o Grand Slam de Wimbledon, Michelle de Brito teve um acerto de contas favorável esta semana, que lhe permitiu subir do 211.º para 209.º lugar.

Sugerir correcção
Comentar