Halep, Serena, Wozniacki e Radwanska nas meias-finais

Sharapova e Ivanovic foram vítimas do segundo set. Nadal anuncia que não vai mais competir este ano.

Foto
Serena já sabe que vai acabar o ano como número um do mundo Edgar Su/Reuters

Cerca de 14 horas antes de se defrontarem nas meias-finais do BNP Paribas WTA Finals, Serena Williams e Caroline Wozniacki foram assistir juntas ao concerto de Mariah Carey, em Singapura. Uma forma de afastar a pressão antes de iniciarem o último fim-de-semana de competição da época. Para Serena, serve também de descompressão depois de ter visto a sua qualificação em suspenso, até que Simona Halep ganhou um set a Ana Ivanovic.

Halep, já apurada graças ao triunfos sobre Eugenie Bouchard (6-2, 6-3) e Serena (6-0, 6-2), acabou por perder com Ivanovic, por 7-6 (9/7), 3-6 e 6-3, parciais que permitiram a Serena terminar no segundo lugar do Grupo Vermelho atrás da romena.

Ivanovic conseguiu encerrar com 58 encontros ganhos (máximo no circuito feminino) a excelente época, em que conquistou quatro títulos e regressou ao "top-10", seis anos depois de ter atingido o primeiro lugar do ranking.

Tal como Ivanovic, o facto de ter cedido o segundo set revelou-se fatal para Maria Sharapova, que não aproveitou a vantagem de 5-1 e três match-points nessa partida antes de, finalmente, derrotar a polaca Agnieszka Radwanska, por 7-5, 6-7 (4/7) e 6-2, em três horas e 13 minutos. A não passagem às meias-finais travou o desejo de acabar o ano no primeiro lugar do ranking.

Assim, Serena termina 2014 no topo do ranking, juntando-se a Steffi Graf, Martina Navratilova, Chris Evert e Lindsay Davenport no lote de jogadoras a consegui-lo por, pelo menos, quatro épocas. “Adoro ser a número um, adoro ser a melhor, mas, ao mesmo tempo, estou contente por ter conseguido ganhar um Grand Slam este ano [Austrália], pois era aborrecido para mim se não o tivesse feito antes”, frisou Serena.

Radwanska também teve de esperar pelo encontro seguinte, para conhecer o seu destino no Masters. Mas a amiga Wozniacki não a deixou mal e venceu Petra Kvitova, por 6-2, 6-3. “Penso que vamos às compras, mas com o meu cartão de crédito”, brincou Radwanska.

A dinamarquesa terminou em primeiro lugar do Grupo Branco e é uma das favoritas a conquistar o Masters, após derrotar duas "top-5" na mesma semana – o que nunca tinha conseguido. “Tenho estado a jogar bem, por isso, acredito que posso vencer qualquer uma aqui. Obviamente que sabia que se não jogasse o meu melhor podia perder com qualquer uma delas, mas estou muito contente com a forma em como a semana está a correr”, admitiu Wozniacki.

Neste sábado, Williams defronta Wozniacki, com quem perdeu somente uma vez em 10 duelos. Depois, Radwanska discute o outro lugar na final com Halep, a quem venceu os três derradeiros embates.

Entretanto, em Basileia, Rafael Nadal avisou que não vai competir mais este ano, para ser operado ao apêndice no dia 3 de Novembro. Pouco depois do anúncio, Nadal defrontou o sérvio de 17 anos, Borna Coric, mas esteve longe do seu melhor (37 erros não forçados) e perdeu: 6-2, 7-6 (7/4).

Sugerir correcção
Comentar