Gonçalo Guedes e André Silva chamados ao Mundial sub-20

Benfica, FC Porto e Sporting com quatro jogadores cada um nos eleitos.

Foto
Gonçalo Guedes vai representar Portugal no Mundial sub-20 PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP

Os avançados Gonçalo Guedes (Benfica) e André Silva (FC Porto) destacam-se na lista de convocados divulgada nesta sexta-feira por Hélio Sousa para o Mundial de sub-20 de futebol, a ser disputado na Nova Zelândia.

Gonçalo Guedes é uma das novidades da lista, numa época em que foi chamado algumas vezes à equipa principal "encarnada", enquanto André Silva foi o segundo melhor marcador do Europeu de sub-19, ao anotar cinco golos.

Dos 21 convocados pelo seleccionador Hélio Sousa, 14 mantêm-se em relação à equipa do Europeu de sub-19, no qual Portugal foi vice-campeão.

No Mundial da Nova Zelândia, que vai decorrer entre 30 de Maio e 20 de Junho, Portugal integra o grupo C, juntamente com Colômbia, Senegal e Qatar.

Hélio Sousa apontou como primeiro objectivo para o Mundial de sub-20 a qualificação para a segunda fase, para a qual um triunfo na estreia, frente ao Senegal, é fundamental.

"Queremos estar na fase seguinte da competição. E para isso o primeiro jogo é importantíssimo. Vamos estar preparados e em condições de o vencer", disse o seleccionador, em conferência de imprensa realizada na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Lisboa.

A equipa portuguesa disputa a 31 de Maio o primeiro jogo no grupo C, seguindo-se os confrontos com o Qatar, a 3 de Junho, e a Colômbia, a 6 de Junho.

"É um dos grupos mais complicados do Mundial. Cada jogo vai ser uma final. Não vamos jogar numa competição em que um deslize pode ser recuperado mais tarde. Por isso é que é tão importante vencer o jogo com o Senegal. Onde é que isso nos poderá levar? Espero que o mais longe possível", observou.

Hélio Sousa lembrou que Portugal terá de defrontar duas selecções que foram vice-campeãs das respectivas confederações, a Colômbia, na América do Sul, e o Senegal, em África, e o campeão asiático, o Qatar, que aposta muito nesta geração de futebolistas.

"O Qatar já esta na Nova Zelândia a disputar jogos de preparação. Estão a projectar que muitos destes jogadores possam estar no Mundial que vai organizar", em 2022, assinalou o treinador, considerando que, para Portugal, "um dos grandes objectivos já está conseguido" com a presença na fase final do torneio, uma vez que o grupo que atingiu a final do Europeu de sub-19, perdida para a Alemanha, por 1-0, superou selecções tão poderosas como Espanha, França, Holanda e Itália, que não estarão presentes na fase final do Mundial sub-20 e na qual os grandes favoritos são "os de sempre": Argentina e Brasil.

Campeão do mundo da categoria na Arábia Saudita, em 1989, no primeiro dos dois troféus conquistados por Portugal, que revalidou o título na edição seguinte, em 1991, em Lisboa, Hélio Sousa espera "transmitir muita dessa experiência a todos os jogadores" que orienta.

"São momentos que marcam e é isso que esperamos que aconteça a estes jogadores, como fizemos há 20 e tal anos, abrindo portas e obrigando a encarar de outra maneira o jogador português (...), que tem cimentado o seu valor", sustentou.

Lista de 21 convocados:

Guarda-redes: André Moreira (Moreirense), Guilherme Oliveira (Sporting) e Tiago Sá (Sporting de Braga).

Defesas: Dinis Almeida (CF Réus/Espanha), Domingos Duarte (Sporting), João Nunes (Benfica), Mauro Riquicho (Sporting), Rafa (FC Porto) e Rebocho (Benfica).

Médios: Estrela (Orlando City/Estados Unidos), Francisco Ramos (FC Porto), Janio Bikel (Heerenveen/Holanda), Raphal Guzzo (Desportivo de Chaves), Rony Lopes (Lille/França) e Tomás Podstawski (FC Porto).

Avançados: André Silva (FC Porto), Gelson Martins (Sporting), Gonçalo Guedes (Benfica), Ivo Rodrigues (Vitória de Guimarães), João Vigário (Vitória de Guimarães) e Nuno Santos (Benfica).

Sugerir correcção
Comentar