Estados Unidos demoraram dez minutos a garantir a quinta medalha de ouro

Norte-americanos derrotaram a Sérvia na final do Mundial por 37 pontos e igualaram os títulos da ex-Jugoslávia.

Fotogaleria
Os EUA sagraram-se campeões do mundo pela quinta vez Javier Soriano/AFP
Fotogaleria
A Sérvia conquistou a medalha de prata Javier Soriano/AFP
Fotogaleria
Kyrie Irving foi o melhor marcador da final e o MVP do Mundial Gerard Julien/AFP

A equipa orientada por Mike Krzyzewski conseguiu a segunda melhor pontuação de sempre numa final — superada apenas pelos 137 da sua versão de 1994. Foi a Sérvia, contudo, que começou melhor. Nos primeiros cinco minutos, liderada pelo base Milos Teodosic (dez pontos, sete assistências), o melhor jogador europeu de 2010, fez tudo bem. Esteve a ganhar 7-15, mas falhou alguns cestos fáceis e os EUA acertaram de todo o lado.

Kyrie Irving foi o grande responsável por um parcial de 14-0 que colocou a final definitivamente do lado dos EUA. O base dos Cleveland Cavaliers marcou 26 pontos (15 deles no 1.º período, resolvido a favor da sua equipa por 35-21), terminou perfeito da linha de três pontos (6/6) e a sua exibição ajudou-o a ser eleito MVP da competição.

Com 11 triplos convertidos em 16 tentados na primeira parte, os americanos chegaram a liderar por 31 e atingiram o intervalo com uma vantagem confortável (67-41). No final do terceiro quarto (105-67), já tinham chegado aos 100 pontos.

Oito dos 12 americanos fizeram pelo menos dez pontos. James Harden, o outro grande responsável pelos parciais demolidores dos EUA na 1.ª metade, somou 23. Do lado sérvio, destacaram-se os 18 de Nemanja Bjelica e Nikola Kalinic.

O Brasil (1959 e 1963) e a Jugoslávia (1998 e 2002) eram, até este domingo, os únicos que tinham defendido com sucesso um título mundial.

Os EUA somaram o 63.º triunfo seguido — a última derrota aconteceu na meia-final do Mundial 2006.

Além de Irving, o cinco ideal foi composto por Teodosic, pelo extremo francês Nicolas Batum, pelo extremo-poste norte-americano Kenneth Faried e pelo poste espanhol Pau Gasol.

Sugerir correcção
Comentar