Eles não se dão, mas vão estar lado a lado na grelha de partida

Rosberg e Hamilton dividem primeira linha na Bélgica.

Foto
Companheiros de equipa, sim. Rivais, também Yves Herman/Reuters

A Mercedes está a dominar a temporada 2014 de Fórmula 1, ainda que o ambiente entre os seus dois pilotos esteja constantemente a arrefecer. Nico Rosberg e Lewis Hamilton já praticamente não se dão – e ainda faltam três meses para o último Grande Prémio do ano.

Budapeste foi o palco do mais recente episódio a opor os dois pilotos: da box veio a ordem para o britânico deixar passar o alemão, que ocupa a liderança do Mundial. Mas Hamilton – que tinha saído na última posição, da pit lane – recusou acatar a ordem, para fúria de Rosberg. “Aprendi várias coisas com essa corrida que vou tentar adaptar para o futuro”, sublinhava o piloto alemão.

Hamilton teve um entendimento diferente da situação. Logo durante a corrida na Hungria disse que o andamento de Rosberg não justificava que levantasse o pé e sabotasse as próprias hipóteses de vencer. O mês de férias que se seguiu só contribuiu para o britânico se sentir mais seguro da decisão que tomou: “Aquele momento não foi fácil e fez-me pensar [na minha posição dentro da equipa]. Não foi confortável para mim. Mas agora olho para a situação de maneira diferente. Retiro força dela. Sei onde me encontro enquanto piloto”, confessou Hamilton, em entrevista ao site oficial da Fórmula 1.

É neste clima de paz podre que a Fórmula 1 regressa de férias, em Spa-Francorchamps. E com os dois rivais – e companheiros de equipa – lado a lado na frente para o arranque do 12.º Grande Prémio da temporada. Nico Rosberg obteve na Bélgica a quarta pole position consecutiva (a sétima da temporada), logo seguido por Lewis Hamilton. Os dois pilotos da Mercedes dividem a primeira linha da grelha de partida, tal como já tinha acontecido em quatro ocasiões em 2014 (Canadá, Mónaco, Espanha e Bahrein).

“É incrível. Este é um dos circuitos mais especiais do calendário e estar na frente aqui é óptimo. Esta pista é sempre difícil com o piso molhado. Mas o nosso carro é óptimo aqui e estamos na frente. Temos grandes hipóteses”, vincou Rosberg após garantir a pole position.

Lewis Hamilton, que venceu em Spa-Francorchamps em 2010, regressa à primeira linha da grelha de partida após quatro qualificações com resultados desapontantes. “Estou simplesmente feliz por estar nesta posição”, resumiu o britânico, com queixas dos travões do seu Mercedes.

O campeão em título, Sebastian Vettel (Red Bull), ficou-se pelo terceiro melhor tempo da qualificação na Bélgica, arrancando da segunda linha da grelha de partida. O piloto alemão terá ao seu lado Fernando Alonso (Ferrari). Daniel Ricciardo (Red Bull) divide a terceira linha da grelha com Valtteri Bottas (Williams).

Sugerir correcção
Comentar