Djokovic na rota para defender o título de número 1 do ranking

O sérvio está prestes a garantir um dos objectivos do ano, após passar aos quartos-de-final do China Open.

Foto
Djokovic segue em frente no China Open Jason Lee/Reuters

Novak Djokovic não está no China Open só para defender o título, mas também para garantir o primeiro lugar do ranking no final de 2014. Nesta quarta-feira, ganhou o segundo encontro em Pequim e deu mais um passo no sentido de terminar no topo do ranking, um dos seus objectivos para esta época.

“Trabalhamos toda a vida com o sonho de ser o número um do mundo, o melhor na nossa profissão. É, sem dúvida, a mais alta prioridade, a par de ganhar títulos do Grand Slam. Isso dá-me enorme motivação, significaria muito para mim”, admitiu o sérvio, apos eliminar o canadiano Vasek Pospisil (41.º), por 6-3, 7-5.

Djokovic procura o quinto título da época, mas o primeiro desde que triunfou em Wimbledon, em Julho. Nesta quarta-feira, o número um mundial quebrou o forte serviço de Pospisil por quatro vezes e só cedeu seis pontos no seu primeiro serviço.

Para aceder às meias-finais deste torneio 500 do ATP World Tour, Djokovic terá de ultrapassar o vencedor do duelo entre Grigor Dimitrov e Pablo Andujar, que foi adiado, tal como todos os encontros programados para os courts exteriores, devido à forte chuva que caiu em Pequim.

No único outro embate masculino que ficou concluído, o norte-americano John Isner (15.º) venceu um duelo de duas horas e 12 minutos e 28 ases, em que eliminou o espanhol Tommy Robredo (21.º), por 3-6, 7-5 e 7-6 (7/4). Isner conhece nesta quinta-feira o seu próximo adversário: Tomas Berdych ou o regressado Victor Troicki.

Também Rafael Nadal (2.º) volta ao court, para defrontar o alemão Peter Gjowczyk (122.º), tal como Andy Murray (11.º) que mede forças com o uruguaio Pablo Cuevas (35.º). Cerca das 11h30 portuguesas, João Sousa (52.º) discute um lugar nos quartos-de-final com Marin Cilic (9.º).

No torneio feminino, Samatha Stosur (21.ª) cometeu a proeza do dia ao eliminar Caroline Wozniacki (8.ª), por 6-4, 7-6 (11/9). A australiana salvou cinco set-points no tie-break, antes de fechar… numa dupla-falta de Wozniacki. Com esta derrota, a dinamarquesa adiou a possibilidade de se qualificar para o Masters de Singapura, para o qual só quatro jogadoras já garantiram o apuramento: Serena Williams, Maria Sharapova, Simona Halep e Petra Kvitova. Para os quatro lugares disponíveis, há seis candidatas. Wozniacki  só conseguirá automaticamente apurar-se esta semana se Angelique Kerber não chegar aos quartos-de-final e Ekaterina Makarova não atingir a final.

Kvitova (3.ª) foi também uma das vencedoras do dia, ao bater a número um chinesa – após o anúncio do abandono de Li Na –, Peng Shuai (24.ª), por 6-4, 6-2, cabendo-lhe agora defrontar Venus Williams (19.ª). Maria Sharapova (4.ª) já está nos quartos-de-final, ao afastar Carla Suarez Navarro (18.ª), por 6-1, 7-6 (7/3).

 

 

Sugerir correcção
Comentar