Danilo é mais um portista na lista dos defesas mais caros do mundo

Os 31,5 milhões que o Real Madrid acordou pagar pelo brasileiro colocam-no no sétimo lugar do ranking das maiores transferências de defensores.

Foto
O contrato de Danilo com o FC Porto terminava em 2016 Miguel Riopa/AFP

A notícia surgiu ao final da noite de terça-feira. O FC Porto vendeu Danilo ao Real Madrid por 31,5 milhões de euros, uma operação que catapulta o portista para um dos lugares cimeiros na lista das maiores transferências de defesas a nível mundial.

O brasileiro, que se mudará para a capital espanhola no início da próxima época, é agora o sétimo defensor mais caro de sempre. O primeiro lugar é ocupado desde o último defeso por um jogador com passado no futebol português, David Luiz, que saiu do Chelsea para o PSG a troco de 50 milhões de euros.

Rio Ferdinand (46 milhões), Thiago Silva (42), Lilian Thuram (40,4), Mangala (o FC Porto recebeu 30,5 pela sua percentagem do passe, mas o City pagou 40 milhões no total) e Luke Shaw (37,5) são os outros jogadores que precedem Danilo na lista. Marquinhos (31,4), o oitavo, é o terceiro central do actual plantel do PSG que aparece entre o top 10.

Na lista de vendedores, o FC Porto está bastante representado no top-20, com Ricardo Carvalho (30) e Pepe (30) a juntarem-se a Danilo e Mangala. O Benfica também, com Fábio Coentrão (30) e David Luiz (25, quando foi da Luz para o Chelsea). 

É um ranking com uma presença maioritária de defesas-centrais. Danilo acaba de tornar-se também o terceiro lateral mais caro da história, atrás de Lilian Thuram (igualmente central) e de Luke Shaw, comprados por Juventus e Manchester United, respectivamente.

Foto

Para o FC Porto, do ponto de vista financeiro esta é mais uma transacção muito interessante. Um valor alto por um jogador cujo contrato terminaria em 2016. Resta apurar ainda qual será o lucro efectivo da operação, sabendo-se que, além dos encargos declarados pelos “dragões” futuramente, o Santos reclama 10% da mais-valia da venda, um acordo que o FC Porto não revelou existir quando contratou o jogador, em Julho de 2011. Danilo foi contratado pelos “azuis e brancos” por 13 milhões de euros, mas com mais 4,8 milhões gastos em encargos adicionais (comissões, etc.), o custo subiu para 17,8 milhões.

O desempenho no clube levou-o a ganhar a titularidade na selecção do Brasil, orientada por Dunga, pós-Mundial, e a despertar o interesse de alguns grandes clubes da Europa, agora concretizado pelo Real Madrid.

Depois de Secretário e Pepe, Danilo é o terceiro jogador vendido pelos “dragões” aos “merengues”, que têm vindo pescar a Portugal com alguma regularidade nos últimos anos, pois também Fábio Coentrão e Ángel di María, ambos do Benfica, saíram para o Santiago Bernabéu. De resto, Danilo, Pepe e Coentrão são os três defesas mais caros da história do Real Madrid.

Com a excepção de Secretário, todas estas mudanças foram feitas com Florentino Pérez à frente dos destinos do Real Madrid. O actual presidente do clube nunca teve problemas em gastar dinheiro. Sete das 20 compras mais caras da história do futebol pertencem ao Real Madrid liderado por Pérez: Cristiano Ronaldo (1.º), Gareth Bale (2.º), James Rodríguez (5.º), Zidane (7.º), Kaká (9.º), Figo (11.º), Ronaldo (20.º).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários