Benfica e Sporting têm quase o mesmo número de sócios?

O presidente do Sporting disse-o na entrevista desta segunda-feira ao programa Prolongamento da TVI24. Terá razão?

Foto
Apenas 28 mil sócios separam actualmente Benfica e Sporting Luís Ramos (arquivo)

A frase

O contexto

Nos últimos anos, o Benfica tem reivindicado o título de clube com mais sócios do mundo, figurando mesmo no Guinness Book of Records com esse estatuto. Mas os números apresentados pelo clube da Luz foram questionados, tanto interna como externamente, nomeadamente pelo Bayern Munique, da Alemanha, que reclama para si o recorde. Também o Sporting levantou reservas nesta matéria, considerando que a contabilidade benfiquista estava desactualizada e inflacionada, não havendo uma diferença tão acentuada entre os dois rivais lisboetas nesta matéria.

Os factos

Em Maio deste ano, o Benfica anunciava ter quase 248 mil sócios, mas a actualização das listas de associados do clube (promovida de dez em dez anos), que decorreu durante o Verão, reduziu drasticamente este número. Após terem sido removidos os sócios entretanto falecidos e os inactivos de longa duração, o total apurado em Agosto último situava-se nos 157 mil.

Foi a esta recontagem que Bruno de Carvalho se referiu durante uma entrevista ao programa Prolongamento da TVI24, exibido nesta segunda-feira, no qual garantiu que os dois clubes da capital estão actualmente muito próximos em matéria de associados. Tal como o Benfica, o Sporting também concretizou uma actualização das suas listas este Verão (o clube de Alvalade promove estas recontagens de cinco em cinco anos), tendo apurado um resultado de perto de 129 mil sócios.

Para além dos dois “grandes” de Lisboa, também o FC Porto está a actualizar as suas listas de associados (o que faz de cinco em cinco anos, tal como o Sporting), mas o processo ainda não está concluído. Antes de ter sido iniciado, os “dragões” reclamavam 120 mil sócios.

Em resumo

Tendo como base os números avançados pelos dois clubes, é verdade que a distância entre Sporting e Benfica, após as recentes recontagens, diminuiu substancialmente, situando-se agora em apenas 28 mil sócios. A vantagem é ainda dos “encarnados”, mas Bruno de Carvalho não deixa de ter razão em assinalar que os números anteriores apresentados pelo clube da Luz estavam inflacionados e longe de corresponder à realidade.

PÚBLICO -
Aumentar
Sugerir correcção
Ler 14 comentários