Autocarro da Sérvia apedrejado em Tirana

Albânia defronta nesta quinta-feira os sérvios em jogo da fase de apuramento para o Euro 2016.

Foto
O autocarro da Sérvia teve direito a escolta policial em Tirana GENT SHKULLAKU/AFP

Um dos dois autocarros que transportaram a selecção sérvia de futebol em Tirana, onde irá defrontar a congénere albanesa em jogo de qualificação para o Euro 2016, foi nesta quarta-feira apedrejado no caminho entre o aeroporto e o hotel.

Este acto foi denunciado pelo ministro dos Desportos Vanda Udovicic e pela Federação sérvia de futebol (FSS), cujo presidente, Tomislav Karadzic, afirmou em declarações à Rádio Televisão do seu país: "Um dos nossos dois autocarros foi atingido por pedras lançadas por pessoas que se encontravam ao longo da estrada entre o aeroporto e o nosso hotel. No entanto, nenhum membro da delegação ficou ferido."

O mesmo dirigente mostrou receio do que possa ainda vir a acontecer: "Se as pedradas são possíveis em Tirana, pergunto-me o que nos espera amanhã [quinta-feira] na estrada de Elbasan que nos conduz ao local do jogo [aludindo aos 50 quilómetros de estrada de montanha que a comitiva sérvia vai percorrer até ao estádio]."

Já o ministro dos Desportos, Vanja Udovicic, condenou veementemente o incidente através de um comunicado: "Condeno o vandalismo dos adeptos albaneses em Tirana. Felizmente, não houve consequências, mas o que aconteceu foi muito sério. Apelo às autoridades albanesas para tomarem todas as medidas necessárias para garantir que o jogo decorra dentro da normalidade."

A partida, agendada para quinta-feira, será enquadrada por medidas de alta segurança, estando 1.500 polícias mobilizados para garantir que o jogo decorra com segurança e outros 350 encarregados de acompanhar e proteger a delegação sérvia.

O clima entre os dois países tornou-se extremamente tenso desde o jogo entre ambas as seleções, em Belgrado, em Outubro último, interrompido na sequência de incidentes graves que desencadearam uma crise política.

A Albânia e a Sérvia integram o grupo I de qualificação para o Euro 2016, do qual fazem parte igualmente as selecções de Portugal, Dinamarca e Arménia

Sugerir correcção
Comentar