Alexandrina Barbosa, uma portuguesa na final do Europeu de andebol

Espanha bateu Montenegro nas meias-finais, com dois golos da lateral lisboeta, e vai reencontrar a Noruega no jogo do título.

Foto
Attila Kisbenedek/AFP

Portugal nunca marcou presença na final de um Campeonato da Europa de andebol, mas vai estar representado no jogo decisivo do Euro 2014 feminino, que está a decorrer na Hungria (a fase de grupos também foi disputada na Croácia). Tudo porque a Espanha bateu nesta sexta-feira a selecção de Montenegro nas meias-finais, com o contributo de Alexandrina Barbosa, uma ex-internacional portuguesa nascida em Lisboa.

O talento de Alexandrina Cabral Barbosa, de 28 anos, já beneficiou e muito a selecção portuguesa, sobretudo na caminhada até e durante o Campeonato da Europa de 2008, que representou a estreia de Portugal no torneio. Nessa altura, a lateral esquerda era a figura de proa da equipa e uma jogadora que já dava nas vistas no campeonato espanhol, ao serviço do BM Sagunto.

Dois anos mais tarde, em Abril de 2010, Alexandrina comunicaria à Federação de Andebol de Portugal a renúncia à selecção, alegando falta de condições e de competitividade da modalidade. Ficaria, então, sob alçada disciplinar, mas os anos de permanência em Espanha permitiram-lhe obter a nacionalidade espanhola e abriram-lhe as portas de uma selecção bem mais forte.

Começou por ser convocada para o Euro 2012 pelo seleccionador Jorge Dueñas e, de então para cá, tem sido presença assídua na equipa de Espanha, pela qual soma já 39 internacionalizações e 195 golos. Os dois mais recentes contribuíram para o apertado triunfo sobre Montenegro (19-18), na primeira meia-final do torneio, assegurando a segunda presença da Roja numa final (a outra aconteceu em 2008 e terminou com uma derrota frente à Noruega).

No total, Alexandrina Barbosa, que nesta época se transferiu para os franceses do Fleury Loiret, já leva 20 golos neste Europeu, que ajudaram a vencer Polónia, Rússia, Hungria e Dinamarca na fase grupos. Neste percurso até à final, Espanha foi derrotada pela Roménia e pela Noruega, selecção que já se sagrou campeã europeia por cinco vezes (quatro delas de forma consecutiva) e que no domingo, em Budapeste, na sua nona final de um Europeu (venceu a Suécia na meia-final, por 29-25), poderá engordar ainda mais o palmarés.

Sugerir correcção
Comentar