Três amigos, três destinos, um sonho

Não nasceram em Lisboa mas, continuando a preferir os ares puros do interior onde deixaram a família, os seus horizontes de futuro não conhecem fronteiras.

Foto

O Pedro, o Tiago e a Teresa ainda usavam fraldas quando entraram para o mesmo infantário. Já passaram quase 20 anos e continuam a considerar-se “amigos para sempre”.

Por isso, quando acabaram o secundário com um bom aproveitamento, rumaram juntos a Lisboa. A cidade onde os três encontravam resposta à procura dos cursos superiores por que ansiavam. Feitas as contas, com a ajuda da família e uma pontinha de inveja mal disfarçada de amigos que deixavam para trás, conseguiram alugar um apartamento não muito afastado do centro da cidade. Agora partilham tarefas domésticas e noitadas, porque a casa, embora pequena, dá para os muitos serões a queimar pestanas e outros – poucos, acham eles – em que estudar se torna mais difícil.

Com mais em comum do que o passado e a casa que partilham – são espíritos criativos mais virados para o trabalho intelectual do que para a moldagem de materiais – as suas áreas de interesse, contudo, divergem: o Pedro mais virado para os segredos da alma humana, o Tiago para o desenho e concepção de realidades virtuais e a Teresa... desde cedo que mostrava queda para o negócio.

Por isso, nos dias de semana que passam na capital, a rotina das manhãs separa-os:

O Pedro e a Teresa apanham o metro para Carnide, mas separam- se ali às portas do campus da Universidade Europeia, onde ele vai concluir a licenciatura em Psicologia, e ela, no IPAM, frequenta o Mestrado em Gestão de Marketing.

A estação de metro onde sai o Tiago é diferente: Cais do Sodré. É um salto dali ao IADE onde também frequenta um mestrado que é pioneiro e inovador em Portugal: Design de Interação.

As três escolas superiores que os amigos frequentam – Universidade Europeia, IADE e IPAM Lisboa somam, em conjunto com o IPAM Porto, mais de 6.000 estudantes, dos quais 82% estão a frequentam uma licenciatura, 10% um mestrado, 3% um doutoramento e 5% um programa de Executive Education.

São distintas mas integram um único grupo de instituições do ensino superior, o maior à escala mundial: a Laureate International Universities que em 25 países e através de e-learning, serve mais de um milhão de estudantes inscritos nas suas mais de 70 escolas espalhadas pelos cinco continentes.

Os resultados apresentados por este grupo internacional sustentam a confiança dos três amigos de que, chegado o momento, a sua integração no mercado de trabalho não será uma tarefa complicada.

Mas é o modelo de ensino diferenciador – assente nos pilares internacionalização, aproximação às empresas, tecnologia e inovação – que lhes é oferecido, a par das ferramentas que estão a adquirir nas suas escolas – entre outras e em particular os projectos com empresas que, enquanto estudantes, já estão a desenvolver; o ambiente de multiculturalidade que vivem no campus universitário e, no plano internacional, os programas de mobilidade propostos pela rede Laureate e as parcerias estabelecidas com escolas de excelência – que alimentam o seu sonho:

Regressar à sua cidade do interior e arrancar com uma start-up de horizontes largos – o mercado global.

A ideia do negócio já germinou, está a ser desenvolvida, e o Pedro, o Tiago e a Teresa não têm dúvidas de que a Laureate International Universities os vai ajudar a encontrar alguns apoios para o seu projecto de futuro.

Mais informações: http://info.europeia.pt/ueboundless