Como tornar-se um gestor de topo

Nas formações para executivos, os gestores aprendem a controlar e planear para arriscar e inovar.

Foto

Uma das mais célebres frases do filósofo romano Séneca diz que “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.”

Nos negócios, como em quase tudo na vida, é essencial encontrar o rumo e o equilíbrio entre o desejo e a realidade, a inovação e a estratégia ponderada. Mas para ser realmente inovador, há que correr riscos, que não têm de ser um tiro no escuro ou um salto para o desconhecido. Os mesmos empresários que impelem os seus gestores a inovar acreditam que a melhor forma de ser bem-sucedido é trabalhar com uma equipa formada para responder a desafios, com estratégia, planeamento e ponderação, mas que também se deixe surpreender por novos desafios. Na vida de um gestor, nem tudo são números: ser gestor é um processo que implica um investimento, de corpo e alma, em conhecimentos mais ou menos técnicos que, quando combinados, tornam a gestão imprescindível, seja no contexto de um negócio em nome próprio ou numa empresa de maior dimensão. 

Tim Cook, CEO da Apple, que tem como missão gerir, dia após dia, a marca mais valiosa do mundo, afirmou: “Como não sabemos se existe amanhã, temos que dar tudo por tudo hoje.” Tanto para os gestores que integram grandes organizações empresariais como para os que criam start-ups ou pequenas e médias empresas, torna-se difícil saber como “dar tudo por tudo”. Qual é a melhor forma de tirar partido das novas tecnologias e da era digital? Como se pode ser um gestor dotado das ferramentas necessárias para levar adiante todas estas transformações sem esgotar a capacidade de “dar” e sobretudo controlando riscos?

É em programas como o Executive Master da Católica Lisbon School of Business & Economics (Católica-Lisbon) que é possível encontrar respostas a estas perguntas, adquirir conceitos teóricos e ferramentas práticas, contribuindo assim para uma melhor preparação para os desafios mais complexos, como os que surgem em áreas como Finance and control, a gestão e o controlo de risco associado aos negócios e ao mercado financeiro internacional, ou ainda na área de Digital Innovation, a gestão direccionada para as novas tecnologias e redes digitais. “Os programas de Executive Master decorrem em horário pós-laboral, e as próximas edições têm início em Outubro de 2016, com inscrições abertas até 30 de Setembro.”

Com uma forte componente de desenvolvimento humano e de capacitação para a liderança, a Católica-Lisbon foi, em final de 2015, novamente reconhecida, constando na 19.ª posição dos Top 20 Europeus presentes no Ranking Global do Financial Times (19.ª posição) para a área de Formação de Executivos, resultado ao qual se soma ainda uma subida de 10 posições na classificação dos Programas dirigidos a empresas (41.ª posição a nível mundial).