“A dona Fernanda ajudou o meu povo”: 56 anos, ou uma vida, a trabalhar com ciganos

Fernanda Reis fez 90 anos e organizaram-lhe uma festa de aniversário, que foi também uma forma de agradecimento pelo trabalho com a comunidade cigana. “Estou feliz com esta família”, diz a própria.

Foto
Fernanda Reis na festa do seu 90.º aniversário Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
12:04

A festa está ao rubro. Numa sala do centro Majari, na zona da Ameixoeira, em Lisboa, já se cantou, dançou e agora é a vez de a aniversariante falar. “Vai um, vai dois, vai três e arrecadou. Parou tudo, que a dona Fernanda quer falar”, pede, alto e bom som, uma das funcionárias. Desenvoltamente, Fernanda dirige-se para a dianteira dos festejos e agradece: “Estou sem fala. Fiquei muito comovida. Vocês correram um grande risco. Eu podia ter desmaiado!” E todos se riem, incluindo a própria. “Estou muito feliz com esta família que somos e que nasceu há 56 anos, quando me cruzei com os primeiros ciganos na entrada da Amadora.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 20 comentários