Na próxima terça-feira, 27, todos os holofotes da gastronomia estarão virados para Albufeira. A cidade algarvia foi a escolhida para receber a Gala Michelin que atribuirá a Portugal o seu primeiro guia exclusivo. Nos últimos anos, o país andou sempre acoplado ao guia de Espanha e a estreia portuguesa a solo está, naturalmente, a criar muitas expectativas.
Nos últimos dias, a Alexandra Prado Coelho ouviu várias pessoas sobre as vantagens que o famoso guia vermelho trará para Portugal. Porque é que ter um guia é tão importante? Qual tem sido a estratégia da Michelin? E o que aconteceu noutros países? Turismo de Portugal, chefs de cozinha e jornalistas especializados antecipam alguns cenários – será desta, por exemplo, que algum restaurante nacional vai receber três estrelas, a distinção máxima? Todos concordam que, com ou sem chuva de estrelas, este é o momento de mostrar Portugal ao mundo da gastronomia, sector que é "um dos activos da Estratégia Turismo 2020-2027".
O José Augusto Moreira, por sua vez, recorda que foi há quase um século que foram atribuídas as primeiras estrelas Michelin a restaurantes portugueses. E conta que dois deles estão ainda de portas abertas. Descubra onde.
Bom fim-de-semana e boas fugas!