Sauris é uma aldeia encantadora em qualquer época do ano, mas mais ainda este sábado, quando grande parte da pequena comunidade aninhada nos Alpes Cárnicos não se deixar intimidar pelo frio e pela neve e sair à rua numa procissão de máscaras e lanternas que se destacam por entre o manto branco.

É Carnaval, pois então! E o de Sauris é um dos mais antigos na região alpina, tendo raízes algures pelo século XIII. Nas décadas de 50 e 60 do século passado, porém, a tradição foi abandonada, tendo sido apenas resgatada em 1992, quando "uma pesquisa da escola local permitiu reconstituir o tipo de máscaras, as principais personagens, o ritual, o momento e formas dos disfarces", escreve-nos hoje o Sousa Ribeiro.

Das tradições carnavalescas aos passeios pelo lago, passando pelos bosques centenários e pelas bonitas casas de madeira, não faltam motivos para pôr esta comunidade italiana no seu mapa de viagens.

Entretanto, e porque estamos em véspera de Domingo Gordo, preparámos-lhe também um roteiro dos cozidos portugueses. Do barrosão ao alentejano, estão aqui sugestões que cobrem uma parte do país.

Bom fim-de-semana, boas fugas e bom Carnaval!