Estar feliz no Carnaval é óptimo, mas é importante também não esquecer que muitas das coisas que fazemos nesta época têm consequências no meio que nos rodeia. Quando alguém se esquece de pôr o lixo no lugar certo, por exemplo, e deixa coisas na rua, isso pode causar um problema nos dias de chuva. A mesma coisa acontece com o glitter que muitas pessoas aplicam no rosto e no corpo. Os cientistas descobriram que estes microplásticos não são filtrados pelo sistema de tratamento da água, e com isso vão parar aos rios e oceanos.
A boa notícia é que dá para produzir glitter sem plástico. Julia Prata é especialista em cosméticos naturais, e sabe tudo sobre glitter que não prejudica o meio ambiente. Aqui fica a receita.
Ingredientes
- Polvilho doce
- Água
- Corante (curcuma, spirulina, pó de beterraba, etc)
- Mica em pó (opcional)
- Folha de acetato ou silicone
- Pincel de silicone
- Liquidificadora
Processo
- Para cada parte de polvilho doce, adicionar 15 partes de água e misturar até se dissolver por completo.
- Aquecer a mistura e mexer sempre. Quando surgirem as primeiras bolhas de fervura (neste ponto a mistura torna-se translúcida), mexer por mais cerca de 30 segundos e retirar do fogo. Deverá parecer uma papa fina.
- Adicionar o corante. Aqui podem ser utilizados corantes alimentares, curcuma, spirulina, pó de beterraba etc. Nesta etapa, pode-se também adicionar a mica em pó para que fique ainda mais brilhante.
- Antes que a massa endureça, estica-a sobre uma folha de acetato ou silicone. Com a ajuda de um pincel de silicone, espalhar bem sobre a superfície. Quanto mais fina e homogénea a massa ficar, melhor o resultado.
- Deixar secar completamente. A mistura vai soltar-se com facilidade da superfície, mas isso pode demorar entre 12 e 48 horas. Se quiseres acelerar o processo, leva a massa ao forno (sem a folha de silicone), cerca de 15 minutos.
- Retirar a folha de polvilho da superfície e bater num processador ou liquidificadora. Quanto mais bater, mais fino vai ficando.
- Está pronto! Podes também peneirá-lo depois de moer para separar os flocos mais finos.
Dica: a mesma receita pode ser feita com ágar-ágar em vez do polvilho.