Grupo do Benfica traz à Luz antigos ídolos e velhos rivais

Zenit S. Petersburgo, Bayer Leverkusen e Mónaco compõem com os "encarnados" o Grupo C.

Foto
Foto: Olga Maltseva/AFP

O grupo do Benfica na Liga dos Campeões de futebol 2014-15 significa o regresso à Luz de antigos ídolos "encarnados" como Garay, Witsel e Javi García, mas também "carrascos" como Hulk, Falcao e André Villas-Boas.

Adversários do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2011-12, os russos do Zenit de São Petersburgo voltam a estar no caminho "encarnado", o que significa o regresso à Luz - agora como adversários - do argentino Ezequiel Garay (transferido no início desta época), do belga Axel Witsel ou do espanhol Javi García (este via Manchester City).

Mas também regressam à Luz protagonistas que trazem memórias menos agradáveis para o Benfica: o antigo treinador do FC Porto André Villas-Boas e o ex-portista Hulk. A equipa do Zenit inclui ainda os internacionais portugueses Neto e Danny.

No confronto entre as duas equipas, o Benfica (quinto no ranking da UEFA) conta com uma vitória (2-0 na Liga dos Campeões 2011-12), enquanto o Zenit (15.º do ranking) derrotou os "encarnados" na mesma edição da Liga dos Campeões por 3-2.

Também de regresso à Luz está o Bayer Leverkusen, eliminado pelo campeão português nos oitavos-de-final da Liga Europa 2012-13 (duas vitórias para o Benfica, por 2-1 e 1-0). O clube alemão (20.º no ranking da UEFA) também foi eliminado pelo Benfica nos quartos-de-final da entretanto extinta Taça das Taças de 1993-94 (1-1 na Luz e 4-4 em Leverkusen).

O terceiro adversário do Benfica no grupo C, o Mónaco, também representa o regresso ao Estádio da Luz de jogadores bem conhecidos dos "encarnados": casos dos portugueses Ricardo Carvalho, João Moutinho e o médio ofensivo da formação "encarnada" Bernardo Silva, emprestado neste ano aos monegascos.

O Mónaco, orientado pelo ex-treinador do Sporting Leonardo Jardim, conta ainda no ataque com o ex-portista Radamel Falcao, um "terror" para as redes encarnadas enquanto vestiu de "azul e branco".

Será a primeira vez que o Benfica enfrenta o clube gaulês, actual 123.º do ranking, nas competições europeias.

Sugerir correcção
Comentar