Calendário

Há cinco fins-de-semana prolongados em 2017

O ano de 2017 tem 13 feriados nacionais (incluindo o Dia de Ano Novo, que calhou a um domingo).

Este ano tem cinco fins-de-semana prolongados, nos casos em que o feriado coincide com uma segunda ou uma sexta-feira. O primeiro fim-de-semana prolongado de 2017 é na altura da Páscoa: a Sexta-Feira Santa acontece a 14 de Abril. No primeiro dia de Maio, celebra-se o Dia do Trabalhador a uma segunda-feira. Por fim, em Dezembro, existem três fins-de-semana prolongados: a Restauração da República e o feriado religioso da Imaculada Conceição calham à sexta-feira, nos dias 1 e 8, respectivamente, e o Natal celebra-se a uma segunda-feira.

Existem ainda cinco feriados que podem resultar em pontes, sendo celebrados a quintas ou a terças-feiras. O primeiro é o Carnaval – apesar de não ser considerado feriado – que pode dar origem a tolerância de ponto dependendo da decisão do Governo, dos municípios ou das empresas. Segue-se o 25 de Abril, que calha a uma terça-feira e, em Junho, o Corpo de Deus celebra-se no dia 15, a uma quinta-feira. Também em Agosto se comemora o dia da Assunção de Nossa Senhora a uma terça-feira, dia 15, e por último a Implantação da República, assinalada no dia 5 de Outubro, a uma quinta-feira.

Para além destes feriados, há ainda a possibilidade de duas pontes adicionais nos locais que tenham como feriados municipais os dias de Santo António (13 de Junho, terça-feira) e de São Pedro (29 de Junho, quinta-feira).

Em 2016, foi feita a reposição de quatro feriados (Corpo de Deus, Implantação da República, Dia de Todos os Santos e Restauração da Independência). A suspensão destes quatro feriados tinha sido aprovada em 2012 mas só fora posta em prática em 2013, na sequência do programa de reajustamento da troika.