Dobragens e legendagens

a Parece que alguém finalmente caiu em si, e à medida que as novas temporadas começam, o Discovery Channel está a abandonar a ideia peregrina de dobrar em português as suas séries de ponta como Os Caçadores de Mitos ou American Chopper, recorrendo à legendagem que deveria desde o princípio ter sido a regra. O problema é que, ao mesmo tempo que a nova temporada legendada está no ar, as constantes retransmissões de episódios anteriores surgem ainda dobradas, o que é compreensível mas apenas sublinha como a dobragem em português, ainda por cima feita em "linha de montagem" por locutores com experiência de narração mas sem experiência de interpretação, dá completamente cabo da emissão. Por outro lado, não é nada agradável que o serviço HD do National Geographic que já de si é, para já, bem menos interessante que a versão "normal" apareça apenas em versão original, sem legendas de espécie nenhuma. O que é, no mínimo, reflexo de alguma preguiça...

http://blogs.publico.pt/aminhatvjorge.mourinha@gmail.com

Séries
Keane Live at O2 Arena
RTP2, 01h18
Formada por Tom Chaplin, Tim Rice-Oxley e Richard Hughes, os Keane, banda britânica que tem obtido enorme êxito nos Estados Unidos e em Inglaterra, têm apostado mais nos concertos ao vivo do que nas gravações. Neste registo, gravado ao vivo no O2 Arena, em Londres, a banda interpreta alguns temas de grande sucesso: Is It Any Wonder?, Everybody´s Changing, Nothing In My Way, Somewhere Only We Know ou Crystal Ball, entre outros.

Cinema
O Tesouro: Livro dos Segredos
Título original: National Treasure: Book of Secrets
Realizador: Jon Turteltaub
Actores: Nicolas Cage, Justin Bartha, Jon Voight, Ed Harris, Harvey Keitel
EUA, 2007, 124 min.
TVC4, 22h30
A sequela da aventura de Nicolas Cage como Ben Gates, caçador de tesouros. Na sequência da descoberta de uma página desaparecida do diário de John Wilkes Booth, o assassino de Abraham Lincoln, o tetravô de Gates é apontado como uma peça-chave na conspiração que conduziu ao assassinato do Presidente americano. Determinado a provar a inocência do seu ascendente, Ben parte numa nova aventura, seguindo pistas que o levam de Paris a Londres e aos Estados Unidos. Um périplo, marcado por surpreendentes revelações, que o conduzirá aos segredos e tesouros mais bem guardados do mundo...

Delírios [Delirious]TVC3, 22h00
Les Galantine (Steve Buscemi) é um paparazzo nova-iorquino que sonha tirar a fotografia que o tornará multimilionário e o levará a conquistar o reconhecimento profissional. Durante uma perseguição à estrela pop K'Harma Leeds encontra Toby, um jovem sem-abrigo, e contrata-o como seu assistente. Segue-se uma catadupa de circunstâncias que levará Toby, que sonha ser actor, a acabar por cruzar-se com K'Harma. Irão a inveja e a vingança manchar a associação entre os dois homens? De Tom DiCillo.

O Coronel e o Lobisomem [O Coronel e o Lobisomem]
RTP1, 00h01
Uma luta desenfreada entre dois irmãos pelas terras da Fazenda Sobradinho e pelo coração da bela prima Esmeraldina (Ana Paula Arósio). Ponciano (Diogo Vilela) é coronel e fazendeiro, mas inapto para os negócios e um fracasso entre as mulheres. Pernambuco (Selton Mello), o seu irmão de criação, salvou a sua fazenda da falência, mas é esquisito, diz o povo, e Ponciano, que desconfia que é ele o lobisomem que atormenta a região, expulsa-o das suas terras... Uma comédia de Maurício Farias, a partir do romance homónimo de José Cândido de Carvalho, com música de Caetano e Milton Nascimento.

Documentários
A Ponte
TVC2, 21h30
Um documentário de Eric Steel, controverso e provocatório, sobre um dos aspectos mais sombrios da natureza humana, sobre as ligações entre a vida e a morte. Um filme sobre os suicídios na lendária ponte Golden Gate de São Francisco e sobre o que une as 24 pessoas que, em 2004, optaram por saltar daquela que é um ícone da cidade norte-americana: uma morte certa após uma queda de quatro segundos.

Doc Lisboa - Três CamaradasRTP2, 23h31
Ruslan, Ramzan e Islam são amigos de adolescência e vivem em Grozny, capital da Tchechénia. Passeiam pela cidade de carro sem destino, conhecem raparigas em concertos e cada um gosta da sua música. Quando o império cai, Ruslan e Ramzan tornam-se cameramen de televisão, e Islam torna-se médico. Mas as suas vidas mudaram completamente. O documentário ganhou o Prémio RTP2 Investigação.

Muhammad Yunus: uma Oportunidade para os PobresOdisseia, 19h00/23h00
Muhammad Yunus, "o banqueiro dos pobres" como é conhecido, é um economista do Bangladesh que há mais de três décadas conseguiu fundar na sua terra o Banco Grameen. Através deste, conseguiu desenvolver o conceito de micro-créditos para pessoas humildes, apesar da enorme resistência e das numerosas recusas das entidades bancárias do seu país. Um dia de pois de se assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (16 de Outubro), o Odisseia apresenta um documentário sobre Yunnus, que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2006, em reconhecimento pela sua obra.

Os Segredos da História: O Unabomber
National Geographic, 22h15
Ted Kaczynski matou três pessoas e feriu 23, gerando uma caça ao homem, montada pelo FBI, que viria a custar 50 milhões de dólares. Os especialistas suspeitavam que um indivíduo normal - um simples operário - poderia estar por detrás dos crimes. Mas, afinal, o Unabomber era um prodigioso matemático e ex-professor universitário. Neste programa, dá-se a conhecer a infância de Ted Kaczynski, analisando a sua trajectória desde criança até alcançar a glória académica em Harvard, com apenas 16 anos, e, mais tarde, se transformar no Unabomber.

Desporto
Fórmula 1: GP da China
SportTV1, 04h00
Transmissão, em directo, da 3.ª sessão de treinos livres.

Futebol: Premier League World
SportTV1, 19h00
Magazine dedicado ao campeonato inglês.

Golfe: Portugal MastersSportTV2, 15h30
Segundo dia da prova da European Tour.

Ténis: Masters SeriesSportTV1, 13h00/15h00
SportTV2, 19h00
Transmissão, em directo, dos quartos-de-final do Torneio de Madrid.

Ciclismo: Festival de Pista de Tavira
SportTV1, 09h40

Râguebi:
Blue Bulls - Cheetahs
SportTV1, 00h10
Jogo da Currie Cup.

Música
Rádios
Maria Flor Pedroso
entrevista... António Borges
Antena 1, 10h00
António Borges, vice-presidente do PSD, é o convidado de Maria Flor Pedroso na semana em que a Europa tenta sair da crise e o Governo de José Sócrates apresenta o Orçamento.

Governo SombraTSF, 19h10
Carlos Vaz Marques reúne mais um Governo Sombra, com Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares.

Campanha Eleitoral nos AçoresAntena 1, 08h00 às 10h00
A partir de Ponta Delgada, a jornalista Eduarda Maio conduz uma emissão especial que analisa a campanha eleitoral nos Açores e faz um retrato da Região Autónoma dos Açores: a cultura, a economia, os problemas sociais e as expectativas dos jovens que vivem no meio do Atlântico.

Em Nome do OuvinteAntena 1, 17h00
O Provedor do Ouvinte da RDP questiona esta semana os responsáveis da estação sobre os critérios que presidem ao alinhamento dos noticiários da rádio pública. Adelino Gomes analisa ainda as queixas de ouvintes descontentes com o relevo excessivo dado ao futebol na Antena 1.

Magazine
Sociedade Civil - Como lidar
com o vício de um familiar
RTP2, 14h00
Será que as primeiras experiências com álcool ou com drogas começam por prazer, por mera curiosidade ou, ainda, somente por que os outros o fazem? Na véspera da 18.ª convenção Recuperação da Família, realizada pela Associação Portuguesa das Famílias Anónimas, o Sociedade Civil discute o conceito de "recuperação". Com os convidados Neves Cardoso, psiquiatra, Albina Sousa, terapeuta familiar e coordenadora do Projecto Integrado de Apoio à Comunidade do Instituto da Droga e da Toxicodependência, Maria Elvira Abranches, familiar de dependente, e Pedro Castro, vice-presidente da Associação para o Tratamento das Toxicodependências.
Séries
Mentes Criminosas
SIC, 00h45
A equipa do BAU é chamada para investigar o homicídio de dois estudantes de liceu de duas pequenas cidades. Os investigadores assumem a possibilidade de se tratarem de vítimas de crimes de culto. Mas, depois de analisar bem as provas e pistas encontradas nas cenas dos crimes, a equipa começa a ponderar a hipótese de, afinal, o responsável pelos crimes não ter que ver com nenhum culto.

Especial Sue Thomas,O Princípio
FOX Crime, 21h30
Compacto com os três primeiros episódios da série Sue Thomas: F.B. Eye. Repete amanhã às 18h45.

Séries

Sugerir correcção