Apreendidas 40 toneladas de alimentos

Pescado, produtos hortícolas e carne
à venda em lotas e mercados

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 40 toneladas de géneros alimentícios numa operação em mercados abastecedores, municipais e lotas das regiões do Norte, do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo. A fiscalização teve início na sexta-feira e terminou ontem ao fim da manhã.As brigadas inspeccionaram 208 agentes económicos e instauraram 67 processos de contra-ordenação relativos principalmente a pescado, mas também a produtos hortícolas e de carne.
Falta de rotulagem, de higiene, de documentação, de sistema de autocontrolo em géneros alimentícios, deficientes condições de conservação e congelação incorrecta foram algumas das falhas detectadas.
A falta de condições técnico-funcionais e higieno-sanitárias, bem como a recepção de produtos provenientes de países membros da União Europeia por empresas sem condições legais para o fazer estiveram igualmente na origem de muitas contra-ordenações.
No geral, a ASAE verificou uma taxa de incumprimento de 32 por cento nesta Operação Mercados. As brigadas estiveram particularmente atentas à qualidade, genuinidade e asseio dos alimentos nos locais inspeccionados. Lusa

Sugerir correcção