PÚBLICO com mais de 250 mil seguidores no Facebook

No Público Online, os números de visitas e de pageviews voltaram a crescer no 1.º trimestre. O mesmo acontece no Twitter

O PÚBLICO, que tem a maior comunidade de um site de informação português no Facebook, ultrapassou ontem a barreira dos 250 mil seguidores naquela rede social, a maior do planeta. O mesmo acontece no Twitter, onde o jornal também está à frente. No Público Online, os números de visitas e de pageviews voltaram a crescer no primeiro trimestre.

Nos primeiros três meses de 2012, o Público Online cresceu 11% em visitas e 30% em páginas vistas (pageviews), em relação a igual período do ano passado.

Com estes resultados, o PÚBLICO mantém-se como o jornal generalista com maior número de visitas (em Março, foram mais de 9,6 milhões), logo seguido pelo Correio da Manhã (8,9 milhões, no mesmo mês) e pelo Jornal de Notícias (7,6 milhões). Os desportivos A Bola (28,6 milhões) e o Record (23,3) permanecem no topo da tabela, que é liderada pelo Sapo (39,7).

Os dados são do Netscope, o sistema da Marktest para a medição de audiência na Internet. Os mesmos que revelam que o crescimento do PÚBLICO é acompanhado por um contributo cada vez maior do Facebook no número de leitores que chegam ao jornal através de redes sociais ou motores de busca.

Dados da Netscope

O Google continua a ser a principal fonte externa de visitas do PÚBLICO, como acontece com os jornais de todo o mundo. No entanto, as redes sociais, e em particular o Facebook, estão a assumir um papel cada vez mais significativo. Olhando para os dados de Março do Netscope, é possível constatar que a versão portuguesa do Google é responsável por 32,2% do tráfego que chega ao PÚBLICO através de outros sites, enquanto o Facebook é fonte de 22,16% desse tráfego. Um ano antes, estes valores eram de 47,04% para 10,39%, respectivamente.

Esta tendência, que se tem verificado internacionalmente - há semanas, o britânico The Guardian noticiava que, durante alguns dias de Fevereiro, o Facebook tinha ultrapassado o Google como a sua principal fonte externa de tráfego -, está a fazer com que os órgãos de comunicação social dêem cada vez mais atenção às suas comunidades nas redes. Em particular às que se geram no Facebook, que tem cerca de 850 milhões de utilizadores registados.

Com 250 mil fãs, o PÚBLICO destaca-se dos restantes jornais diários e semanários, revistas e estações noticiosas de televisão e de rádio, que apesar de estarem a crescer continuam longe. O Record, com quase 180 mil seguidores, é o segundo. O Sol, já com uma diferença de cem mil fãs em relação ao PÚBLICO, o terceiro (137 mil). A Visão (131 mil), o Diário Económico (123 mil), o Correio da Manhã (111 mil), a Sábado (110 mil), a SIC Notícias (105 mil) e o desportivo A Bola (103 mil) são os restantes sites de informação que têm mais de cem mil seguidores.

Reformulação do site

A comunidade do PÚBLICO no Facebook não se reduz, no entanto, à que está construída à volta da sua página principal. É ainda possível encontrar naquela rede social o Ípsilon, a Fugas, o Life&Style, o P3, o Inimigo Público, o Ecosfera, o Cinecartaz e o Guia do Lazer.

No Twitter, o PÚBLICO tem uma comunidade com quase 36 mil seguidores. Fazendo a mesma comparação com os restantes órgãos de comunicação dedicados à informação, o jornal é igualmente o primeiro classificado. A SIC Notícias (30 mil), o Jornal de Notícias (30 mil), o i (21 mil), o Record (21 mil) e o canal de notícias da RTP (20 mil) surgem logo depois nesta rede de microblogging.

O PÚBLICO está agora a trabalhar na reformulação do seu site, a ser lançada em Setembro. O processo pode ser acompanhado através do Público Lab, blogue onde se poderá seguir de perto as mudanças que estão a ser preparadas para o final do Verão. É ali que o PÚBLICO pedirá sugestões e feedback sobre essas mudanças que estão a ser implementadas. O primeiro vídeo sobre as novidades já está publicado.

Sugerir correcção