Perfecto Cuadrado ganha prémio luso-espanhol

a O espanhol Perfecto E. Cuadrado, especialista do surrealismo português e tradutor de Fernando Pessoa, de Mário Cesariny e de vários outros poetas portugueses, venceu a segunda edição do Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, no valor de 75 mil euros. O anúncio foi ontem feito em Lisboa pelo ministro da Cultura, António Pinto Ribeiro, que descreveu Perfecto Cuadrado como alguém "ligado às duas culturas" e que "tem dado uma grande contribuição" para o "aprofundamento das relações entre Portugal e Espanha".Clara Ferreira Alves, representante da metade portuguesa do júri, que incluiu ainda José Adriano de Carvalho e Manuel Graça Dias, disse que o autor reúne "todas as qualidades que o prémio requer", uma vez que "abriu portas a toda a literatura portuguesa".
O júri espanhol era composto por Ángeles Gonzalez Sinde, Carlos Hernandéz Pezzi e Clara Janés Nadal. Os dois últimos já tinham desempenhado idêntica função na edição inaugural do prémio, em 2006, quando este foi atribuído ao poeta e tradutor português José Bento.
Professor catedrático de Filologia Galega e Portuguesa na Universidade de Palma de Maiorca - doutorou-se com uma tese sobre o surrealismo português -, Perfecto E. Cuadrado ganhou o prémio de tradução Giovanni Pontero, em 2004, pela sua tradução do Livro do Desassossego, do heterónimo pessoano Bernardo Soares. Em Portugal, contudo, é mais conhecido como especialista do surrealismo, quer na sua vertente literária, quer na das artes plásticas, tendo comissariado, em 2001, a exposição Surrealismo em Portugal 1934-1952. Organizou ainda duas importantes antologias dedicadas a este movimento - You Are Welcome to Elsinore e A Única Real Tradição Viva, além de diversos ensaios.
Tem-se interessado também pela geração do modernismo e, em particular, por Fernando Pessoa, cujo Livro do Desassossego considera ser "uma das obras capitais do século XX", segundo afirmou numa entrevista
Publicou ainda, entre muitos outros trabalhos, uma recolha da poesia portuguesa do século XVIII.
A par das suas funções docentes em Espanha, Perfecto E. Cuadrado coordena actualmente, em Vila Nova de Famalicão, o Centro de Estudos do Surrealismo da Fundação Cupertino de Miranda.

Sugerir correcção