Na Primavera de 2013 vai nascer a Academia Cidadã

Projecto alicia pessoas para uma maior participação na cidadania activa

A Associação Académica Cidadã foi fundada a 15 de Maio de 2012 por iniciativa de activistas que pertencem a diversos movimentos cívicos portugueses. A associação sem fins lucrativos pretende, segundo João Labrincha, um dos promotores da iniciativa, "dar ferramentas, espaço e meios a pessoas que queiram ser mais activas". O projecto está a ser construído por dezoito pessoas - algumas vivem em vários pontos do mundo, pelo que as reuniões são feitas através do skype -, mas há cada vez mais gente a aderir à ideia.

A Academia Cidadã será lançada no final do primeiro semestre de 2013 e terá como principal objectivo "trazer pessoas para uma cidadania activa". A iniciativa quer "fazer uma ponte entre activistas e as pessoas que já vivem de forma diferente, que querem uma mudança social".

Para transmitir uma "educação popular", a academia terá subprojectos como a "Escola da Cidadania", onde serão organizados workshops e em que os coordenadores farão parcerias com escolas e empresas para "aproximar as pessoas da política". Por outro lado, haverá também um "Laboratório da Democracia", que pretende colocar pessoas de vários quadrantes da sociedade portuguesa a "fazer política" através, por exemplo, da redacção de livros com sugestões e críticas. "Queremos criar um grupo que produza pensamento político e que actue", diz Labrincha, vincando que, apesar de ser um projecto nascido em Portugal "terá um impacto global". F.M.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues