Projecto de David Chipperfield para museu de literatura alemão vence Prémio Stirling

a O projecto do arquitecto britânico David Chipperfield para o Museu de Literatura Moderna de Marbach am Neckar, uma pequena cidade de 15 mil habitantes a norte de Estugarda, venceu ontem em Londres o prestigiado Prémio Stirling, atribuído pelo Royal Institute of British Architects (RIBA).O anúncio do prémio, no valor de 20 mil libras (cerca de 28.800 euros), foi feito ao início da noite, numa cerimónia realizada em Camden e transmitida em directo pela cadeia Channel 4.
A Casa da Música, do holandês Rem Koolhaas e do seu atelier OMA, era um dos seis nomeados para o prémio que o RIBA destina a arquitectos britânicos ou membros desta instituição fundada em 1834 e actualmente uma das mais importantes na arquitectura em todo o
mundo.
O edifício de Koolhaas no Porto, que, segundo noticiava ontem a BBC, chegou a ser dado como favorito, foi o mais votado pelo público no site do Channel Four - e, em Junho passado, já tinha sido uma das 13 obras distinguidas com o Prémio RIBA para a arquitectura europeia.
O prémio de ontem foi decidido por um júri encabeçado pelo presidente do RIBA, Sunand Prasard, com o crítico de arquitectura Kieran Long, editor do The Architects" Journal (que patrocina o prémio), a arquitecta britânica Louisa Hutton, o filósofo e investigador Alain Botton e Tom Bloxham, promotor imobiliário e membro do directório da Casa da Cultura de Liverpool.
O júri justificou a decisão por considerar que o edifício de Chipperfield "cria, de uma forma adequada, uma pequena acrópole ligada ao Museu Nacional Schiller e com vista para o vale do rio Neckar".
Para além deste museu, o atelier de David Chipperfield tinha um outro projecto na corrida para o RIBA Stirling 2007: o Edifício Taça América, em Valência.
Entre os três outros nomeados estava a Estação de Caminhos-de-Ferro de Dresden, recuperada e modernizada por Norman Foster (já vencedor de um Stirling em 2004).
E em território britânico - que, lamentava David Chipperfield à televisão britânica BBC, se mostra pouco receptivo à arquitectura moderna -, o Edifício Savill, do atelier Haworth Tompkins, um grande pavilhão para acolher os visitantes do Saville Garden e da Royal Landscape, junto ao Castelo de Windsor; e a reinstalação do teatro Young Vic, em Londres, num projecto do atelier Haworth Tompkins.



Sugerir correcção