Eslovenos deram vitóriaao centro-esquerda

Os eleitores eslovenos contrariaram as sondagens e nas eleições legislativas de domingo deram a vitória a um partido criado em Outubro por Zoran Jankovic, milionário e popular presidente de centro-esquerda da Câmara de Lubjljana.

Com 99,96% dos votos contados, o seu Eslovénia Positiva, formado para concorrer às eleições, tinha 28,54% . O Partido Democrático Esloveno, SDS, de centro-direita, liderado por Janez Jansa, primeiro-ministro de 2004 a 2008 e dado como favorito, teve 26,25%. Os sociais-democratas do chefe de Governo cessante, Borut Pahor, perderam dois terços da votação de há três anos e ficaram-se por 10,5%.

"Os cidadãos querem um Estado diferente, já tiveram Jansa, Pahor, e agora querem um Estado democrático mas também eficaz", disse, citado pela AFP, Jankovic, 58 anos, um empresário convertido à política.

A dispersão de votos pode tornar difícil a formação do Governo. Para ter apoio parlamentar, Jankovic terá de fazer alianças, uma vez que o Eslovénia Positiva obteve apenas 28 dos 90 lugares da assembleia, contra 26 do SDS. Uma aliança possível é com os sociais-democratas e a Lista Cidadã, de Gregor Virent, ex-ministro de Jansa, que obteve 8,42%. Estes dois partidos declararam-se já dispostos a dialogar com os vencedores. Três outras forças conseguiram assentos parlamentares.

Sugerir correcção