Zaha Hadid ganha Prémio Stirling pela segunda vez

Foto
Evelyn Grace Academy

Quatro escolas num só edifício. Um design arrojado, "meio futurista", mas funcional. É a escola Evelyn Grace Academy, em Brixton, no sul de Londres, projectada pela arquitecta britânica, de ascendência iraquiana, Zaha Hadid, e que ganhou o Prémio de Arquitectura Stirling 2011. Este é o segundo prémio consecutivo da arquitecta, que na edição de 2010 foi escolhida com o projecto do MAXXI - Museu Nacional das Artes do Século XXI, em Roma.

Ao contrário da última edição, onde Zaha Hadid foi apontada desde logo como a favorita, que distingue o melhor edifício novo europeu construído ou projectado no Reino Unido, o nome da arquitecta este ano terá surpreendido muitos críticos, que apontavam o velódromo olímpico, projectado pelo atelier de arquitectura Hopkins, como o possível vencedor. Depois de sete escolas terem constado das listas de finalistas do prémio do Royal Institute of British Architects (RIBA), no valor de 20 mil libras (cerca de 23 mil euros), este ano a Evelyn Grace Academy tornou-se na primeira construção do género a ser premiada. O júri descreveu o edifício como um "ziguezague altamente estilizado de aço e vidro" que "faz com que os estudantes corram pela escola todas as manhãs".

Angela Brady, presidente da RIBA e que presidiu ao júri, elogiou a forma imaginativa como Zaha Hadid desenhou o projecto, que foi "habilmente inserido num local extremamente apertado".

As "escolas dentro da escola" estão organizadas horizontalmente para evitar a circulação dos alunos entre os andares, sendo que as duas escolas de ensino médio ocupam o primeiro e o segundo andar e as do ensino secundário ficam no terceiro piso. As instalações desportivas e outras, como laboratórios, ficam no térreo. Cada escola tem um acesso independente, mas existe um sistema de circulação central, que passa pela entrada principal. Um projecto funcional, no qual o júri destacou o aproveitamento do espaço, elogiando a construção da pista de atletismo que passa no meio da academia, entre dois edifícios ligados por uma ponte. "É um exemplo excepcional do que pode ser conseguido quando investimos num edifício escolar bem desenhado", disse Brady à BBC.

Para Hadid, em declarações à BBC, a escolha da Evelyn Grace Academy é a prova de que a arquitectura tem um impacto no bem-estar e na educação.

Sugerir correcção