Pais denunciam obras mal feitas no Garcia de Orta

Foi um tecto que caiu, uma divisória de casa de banho que tombou, quadros de salas de aula que não se seguraram nas paredes, um cabo de aço que se soltou no ginásio. O rol das queixas da APGO - Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Garcia de Orta, no Porto, não pára por aqui. Os pais dizem-se cansados de esperar por uma resposta e já apresentaram uma queixa por negligência no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP).

Madalena Antunes, presidente da APGO, diz que foi o silêncio das diversas entidades envolvidas que levou a associação a convocar, para ontem, uma conferência de imprensa, na qual foi denunciado um conjunto de problemas que têm mantido pais e alunos em sobressalto. "Todos os dias temos novidades de alguma coisa mais que aconteceu com obras novas, e isso é que é preocupante", diz.

Insatisfeitos com a situação, os alunos fizeram greve na passada terça-feira e ontem realizaram uma Reunião Geral de Alunos (RGA), em que correu um abaixo-assinado que seguirá para o Ministério da Educação com uma carta a exigir a resolução do problema. Joana Miranda, presidente da Associação de Estudantes do Garcia de Orta, garante que os colegas não andam sossegados. "Têm acontecidos vários acidentes nas novas instalações, o que é gravíssimo. Caiu um tecto numa sala apenas 45 minutos depois de a aula ter terminado. Podia ter-nos acontecido alguma coisa", diz.

Depois de semanas à espera de respostas, Madalena Antunes afirma que, finalmente, a Parque Escolar convocou a APGO para uma reunião na próxima terça-feira. A presidente da APGO aguarda a reunião com expectativa, porque, diz, só "por sorte" é que ninguém se magoou a sério. "A escola está em obras e não pode funcionar como se não estivesse. Alguém responsável tem que resolver isto", diz.

Em comunicado, a empresa estatal Parque Escolar, responsável pela requalificação de 90 escolas, diz que a obra está a ser devidamente acompanhada, mas anuncia também que irá avançar com "um auditoria às soluções técnicas de projecto e às condições de execução da empreitada".

Sugerir correcção