CDU insiste na remoção dos resíduos perigosos das minas de S. Pedro da Cova

A Assembleia Municipal de Gondomar aprovou por unanimidade uma moção da CDU para que sejam removidos os resíduos industriais perigosos depositados em S. Pedro da Cova.

A proposta interpela a ministra do Ambiente para que "tome medidas urgentes para a resolução do passivo ambiental do Alto do Gódeo", S. Pedro da Cova, que tem de passar, "necessariamente, pela remoção dos resíduos industriais perigosos ali depositados indevidamente".

A CDU apela ainda para que os solos sejam descontaminados, que seja reposta "a cota inicial dos terrenos com terras limpas" e que "a assembleia municipal recomende à câmara municipal uma postura activa na resolução deste grave problema, diligenciando junto do Governo a rápida concretização das medidas referidas".

Valentim Loureiro, presidente da autarquia, afirmou à Lusa que, por aquilo que viu "no local aterrado, não podem estar 320 mil toneladas" de resíduos ali depositadas. Valentim acrescentou que "a câmara municipal não tem responsabilidade" na situação.

"A CCDR-N já disse que vai tomar medidas de âmbito civil e criminal [sobre a questão] e à câmara resta aguardar que as entidades públicas façam o seu trabalho", rematou Valentim Loureiro, defendendo que "quem estava metido nisto" deve assumir as suas responsabilidades.

Segundo a CDU, foram depositadas em S. Pedro da Cova cerca de 300 mil toneladas de resíduos industriais perigosos da fábrica da Maia da Siderurgia Nacional.

Sugerir correcção