Livraria Lello no Porto entre as mais belas do mundo

Guia da Lonely Planet considera loja do Porto "uma pérola de arte nova" e um dos dez locais a visitar em 2011

A livraria centenária Lello, no Porto, foi classificada pela Lonely Planetcomo a terceira mais bela e digna de visita do mundo [The greatest bookshop], no guia que esta editora fundada na Austrália acaba de lançar para 2011.

Numa listagem em que faz o top 10 dos países, regiões e cidades a visitar, a Lonely Planet coloca a livraria situada na Rua das Carmelitas na terceira posição, depois da City Lights Books, em São Francisco (EUA), e da El Ateneo Grand Splendid, em Buenos Aires.

No guia Lonely Planet"s Best in Travel 2011, a editora classifica a Lello, fundada em 1906, "uma pérola de arte nova", e uma das livrarias "mais espantosas do mundo".

A editora destaca "as prateleiras neogóticas" que fazem concorrência aos livros na atenção dos visitantes, a decoração nas paredes com os bustos esculpidos de escritores portugueses, a "escadaria vermelha em espiral" que leva os clientes até ao primeiro andar e que parece "uma flor exótica". O trilho e o carrinho para o transporte dos livros e a cafetaria no primeiro andar, com a luz do dia filtrada por coloridos vitrais, são outras notas deste que é um dos mais populares guias de viagem.

A classificação da Lello repete aquela que a loja já tinha conquistado em Janeiro de 2008, quando o diário britânico Guardian também a considerou como a terceira mais bela livraria do mundo, igualmente a seguir à Ateneo da capital argentina, que ocupa o lugar de um antigo teatro - dessa vez, em primeiro lugar, surgia a livraria holandesa em Maastricht, Boekhandel Selexyz Dominicanen, instalada numa antiga igreja.

No top 10, logo após a Lello, surge a Shakespeare & Company, em Paris, seguindo-se a Daunt Books, em Londres, a Another Country, em Berlim, a The Bookworm, em Pequim, a já citada Selexyz Dominicanen, em Maastricht, a Bookàbar, em Roma, e, na décima posição, a Atlantis Books, em Santorini, na Grécia.

Sugerir correcção