Seis detidos devido a acidente em Hong Kong

Acidente provocou a morte de 37 pessoas e pode ter sido provocada por falha humana. Polícia procura indícios criminais

Seis membros da tripulação dos barcos de passageiros que colidiram ontem em Hong Kong foram detidos. No desastre morreram 37 pessoas - 32 adultos e cinco crianças.

"Os seis indivíduos estão a ser investigados por terem posto a vida das pessoas em perigo", disse o ministro da Segurança daquele território chinês, Lai Tung-kwok.

O chefe da polícia de Hong Kong, Tsang Wai-hung, disse que os detidos são todos das equipas que operava as embarcações e anunciou que serão feitas mais detenções. "Pelo que já apurámos, suspeitamos que as tripulações responsáveis pela condução dos barcos não realizou as manobras exigidas por lei para garantirem a segurança das embarcações e das pessoas a bordo", disse o chefe da polícia numa conferência de imprensa. Concluiu: "A investigação vai centrar-se na procura de indícios criminais."

O acidente ocorreu às 20h30 locais. Um barco da empresa de electricidade de Hong Kong levava um grupo de funcionários e os seus familiares, para o porto de Victoria onde assistiriam ao fogo-de-artifício do dia nacional chinês, que se celebra a 1 de Outubro. Quando a colisão se deu, metade deste barco ficou debaixo de água. A segunda embarcação era um ferry rápido que fazia a ligação entre o centro de Hong Kong e a ilha de Lamma.

A polícia falou em desaparecidos, mas não revelou um número preciso. As equipas de socorros continuavam, ontem, a tentar encontrar sobreviventes ou corpos. No desastre, cem pessoas ficaram feridas.

A BBC dizia que este tipo de acidentes, comum na China, são raros na região de Hong Kong, cujo porto é um dos mais movimentados da Ásia e onde a segurança marítima é uma prioridade. A AFP dizia que se tratou do acidente fluvial mais grave na região desde 1971, quando um ferry para Macau foi apanhado por um tufão, tendo morrido 88 pessoas. A colisão ocorreu num momento de grande tráfego fluvial, pois era também o último dia de um festival que marca o meio do Outono.

Sugerir correcção