Yahoo! paga 58 milhões de dólares para contratar gestor português

Foto
Henrique de Castro sai da Google para a concorrência

Executivo vai reportar directamente à presidente da empresa, que é pioneira nos motores de busca e email na Internet

Aos 47 anos, Henrique de Castro é notícia na imprensa internacional. Depois de seis anos na Google como vice-presidente da área de publicidade para os media, telemóveis e plataformas, o português foi contratado pela Yahoo! para director de operações (chief operating officer, COO) e passa a reportar directamente à presidente executiva da tecnológica, Marissa Mayer, com quem trabalhou na Google.

No comunicado que a empresa enviou ao regulador do mercado dos Estados Unidos, a Securities and Exchange Comission, a Yahoo! revela que o salário anual base de Henrique de Castro começará por ser de 600 mil dólares (50 mil por mês), perto de 460 mil euros por ano, estando sujeito a revisão anual. No início do ano, o gestor também vai participar num plano de incentivos que lhe pode valer 90% do salário anual base, dependendo do desempenho financeiro da empresa e da sua performance individual. Além disso, nos primeiros sete dias de trabalho recebe um bónus em dinheiro no valor de um milhão de dólares, cerca de 766 mil euros. O pacote salarial inclui opções sobre acções da companhia no valor de 36 milhões de dólares a longo prazo e valerá, no total, 58 milhões de dólares em quatro anos.

Para já, Henrique de Castro vai assumir o novo cargo a partir de Londres e será depois transferido para Sunnyvale, Califórnia, quando tiver visto de trabalho. No comunicado oficial, a Yahoo!, pioneira nos motores de busca e email na Internet, explica que o novo COO será responsável global pela gestão estratégica e operacional das vendas, operações, media e desenvolvimento de negócios. "O Henrique é um líder incrivelmente rigoroso e bem sucedido e estou pessoalmente entusiasmada por tê-lo na forte equipa", disse Marissa Mayer, no comunicado oficial da companhia. "A sua experiência operacional em publicidade na Internet e o seu comprovado sucesso fazem dele [o gestor] perfeito para Yahoo!", acrescentou.

Citado pela BBC, Castro sublinhou que a tecnológica vive um momento de viragem na sua história. "Acredito muito nas oportunidades" que se avizinham, disse. A quota da Yahoo! na publicidade online nos EUA caiu para 9,5% no ano passado, quando em 2009 tinha 15,7%.

Numa entrevista recente ao PÚBLICO, feita nos escritórios da Google em Portugal, Henrique de Castro dizia que tinha a sorte de estar no centro da evolução de uma indústria em rápido crescimento. O gestor veio em Maio a Lisboa a convite de Cavaco Silva, Presidente da República, para discutir o papel da diáspora no desenvolvimento de Portugal, num encontro que juntou executivos portugueses que ocupam cargos de topo no estrangeiro.

Sem planos para regressar a Portugal, Henrique de Castro exortou o Governo a investir nas pessoas e na educação para o empreendedorismo. Uma empresa, tal como um país, vive de receitas, despesas e de investimento nos seus trabalhadores para que a facturação cresça, defendeu.

Henrique de Castro formou-se no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa, em 1990, e antes da Yahoo! esteve na Google, na Dell (computadores) e na McKinsey (consultadoria).

Sugerir correcção