Fase final do Campeonato da Europa vai passar de 16 para 24 países a partir de 2016

O Euro 2012 vai ser o último com 16 selecções. O torneio vai ter mais 20 jogos e mais uma semana do que o formato actual. A decisão
vai ser anunciada hoje

a O Campeonato da Europa de futebol vai ser alargado de 16 para 24 países a partir de 2016, decidiu ontem o comité executivo da UEFA, numa reunião em Bordéus, França. Oficialmente, a decisão só vai ser anunciada hoje, mas Franz Beckenbauer, membro do comité executivo da FIFA que assistiu ao encontro, revelou a resolução para aumentar a fase final da competição em oito selecções. "Há acordo para passar o Euro de 16 para 24 países", afirmou o alemão. A próxima edição do Europeu, disputada na Polónia e na Ucrânia em 2012, será a última com 16 equipas. A de 2016 ainda não tem organizador definido.Mais selecções significam mais jogos e mais dias. Em termos práticos, a competição imitará o Campeonato do Mundo e passa de 31 para 51 jogos e de três para quatro semanas de duração. O processo de qualificação também sofrerá alterações: haverá vaga para 24 das 53 selecções da UEFA. A provável menor emoção e atractividade da campanha de apuramento foi a principal reserva colocada pelos membros da UEFA quando foram chamados a discutir, no final de Julho, o alargamento da fase final da prova. Nessa altura, a passagem para 20 ou para 32 países não agradou à maioria das federações consultadas.
Então, Michel Platini, presidente da UEFA, referiu que um Europeu com mais dois grupos não significa um Europeu pior. "Não vejo diferença de qualidade entre 16 e 24. Com 32, sim, a qualidade baixaria, mas com 24 não", sublinhou. O francês usou os ausentes do Euro 2008 para justificar os benefícios do alargamento. "A Inglaterra, a Ucrânia ou a Dinamarca não mereciam ter estado no Euro? Sinceramente, penso que há mais do que 16 boas equipas para um Campeonato da Europa."
Nas primeiras edições da fase final do Europeu, de 1960 a 1976, participaram apenas quatro países. Nas quatro seguintes, entre 1980 e 1992, jogaram oito equipas e, desde 1996, em Inglaterra, o número voltou a duplicar, para 16, formato que se vai manter até 2012.

Atrasos no Euro 2012A UEFA deverá também analisar durante o dia de hoje a evolução da organização do Euro 2012, mas o presidente da Federação da Polónia, Michal Listkiewicz, disse ontem em Bordéus que não há razão para retirar a organização da prova ao seu país e à Ucrânia, apesar dos atrasos na construção de várias infra-estruturas. "O que me deixa confiante? Os progressos que realizámos. Muito foi melhorado, apesar de ainda haver coisas a fazer, ao nível dos hotéis, dos aeroportos e dos transportes entre os locais. Mas ainda temos muito tempo."

Sugerir correcção