O anfitrião demorou mais do que é habitual a estrear-se nos títulos

Foto
Helen Glover e Heather Stanning, momentos depois do triunfo REUTERS

A primeira medalha de ouro da Grã-Bretanha chegou ao quinto dia de competição, através do remo e da prova de contra-relógio do ciclismo. O Canadá foi o único organizador sem vitórias

A Grã-Bretanha obteve, finalmente, a sua primeira medalha de ouro. Foram precisos cinco dias para a nação organizadora subir ao posto mais alto do pódio, o período mais longo desde 1976 para um anfitrião. Foi no remo, a segunda modalidade de maior sucesso dos britânicos na competição, que o enguiço foi quebrado. Helen Glover e Heather Stanning foram as mais rápidas no Shell de 2 sem timoneiro e conseguiram o 25.º título olímpico de remo da Grã-Bretanha, que pouco tempo depois voltou a festejar outra medalha de ouro, conseguida por Bradley Wiggins no contra-relógio de ciclismo.

Nas últimas edições dos Jogos Olímpicos, o primeiro ouro dos anfitriões chegou mais cedo no calendário. Há quatro anos, a China assegurou dois logo no primeiro dia e no final do quarto já tinha 13. Em 2004, a Grécia conseguiu o primeiro dos seus seis títulos no terceiro dia, enquanto em 2000 a Austrália coroou o seu primeiro campeão olímpico, o nadador Ian Thorpe, na jornada inaugural. De resto, é preciso recuar até 1976 para encontrar um anfitrião que tivesse demorado mais tempo para ganhar uma prova. Em Montreal, o Canadá foi historicamente mau, pois continua a ser o único organizador dos Jogos Olímpicos de Verão incapaz de ter um único campeão. Por contraste, entre 1948 e 2012, ouviu-se o hino do país anfitrião logo no primeiro dia em cinco edições: Roma 1960, Moscovo 1980, Los Angeles 1984, Sydney 2000 e Pequim 2008.

A Inglaterra já organizou três Jogos Olímpicos, todos em Londres. Da primeira vez, em 1908, a competição foi disputada entre Maio e Outubro, com o primeiro ouro da Grã-Bretanha a surgir no quarto dia. Esse título foi obtido num desporto, raquetes (semelhante ao squash), que só fez parte do programa olímpico nessa edição. Os Jogos de 1908 foram os melhores de sempre da Grã-Bretanha, que conquistou 56 títulos, 51 segundos lugares e 39 terceiros para um total de 146 medalhas.

Apesar de terem sido obtidos mais tarde do que os adeptos locais desejavam, os títulos de Glover/Stanning e Wiggins melhoraram o desempenho da Grã-Bretanha face a 1948, quando só no 11.º dia conseguiu um triunfo. Os segundos Jogos disputados na capital inglesa não foram um sucesso desportivo para a selecção britânica, que não conseguiu melhor do que três medalhas de ouro.

Em Pequim, há quatro anos, a "equipa GB" obteve 19 vitórias e conseguiu o seu segundo melhor desempenho na história olímpica, um êxito em grande parte explicado com o investimento feito no desporto, depois de lhe ter sido atribuída a organização em 2012. Para Londres, os responsáveis do desporto britânico não fizeram projecções do número de títulos, mas apontaram para um mínimo de 48 medalhas, mais uma do que a quantidade assegurada nos Jogos anteriores. Neste momento, contabilizam nove (duas de ouro, três de prata e quatro de bronze).

Sugerir correcção