Todos queriam o vestido de Marilyn

Foto
Marilyn, na mais famosa cena de DR

5,6 milhões de dólares, ou seja, 3,9 milhões de euros: o vestido branco que Marilyn usou em O Pecado Mora ao Lado quintuplicou o valor esperado

a Se o fascínio pela idade de ouro de Hollywood pudesse ser medido em dólares, o leilão dos figurinos coleccionados por Debbie Reynolds ao longo de cinco décadas, realizado sábado em Los Angeles, dir-nos-ia que nunca foi tão intenso. Exemplo máximo: o vestido branco usado por Marilyn Monroe em O Pecado Mora ao Lado, com que a leiloeira Profiles in History esperava fazer dois milhões de dólares e que acabou arrematado por 5,6 milhões (3,9 milhões de euros).

As licitações foram "absolutamente loucas, especialmente tendo em conta a recessão", comentou à CNN.com a coleccionadora Keya Morgan. O anterior preço recorde para um vestido de Marilyn era de 1,2 milhões de dólares (880 mil euros), pagos pelo que usava quando, em 1962, cantou um tórrido Happy Birthday a John Kennedy.

Debbie Reynolds, a actriz e bailarina estrela de Serenata à Chuva, uma das últimas sobreviventes do período clássico de Hollywood, estava em lágrimas quando o martelo do leiloeiro assinalou a venda daquele que é considerado "o vestido mais famoso do cinema". Reynolds, que reuniu ao longo da vida cerca de 3500 peças de vestuário, 20 mil fotografias, milhares de cartazes originais e centenas de adereços, planeava construir um museu. Não tendo conseguido, decidiu leiloar a sua colecção, segundo diz para que "as peças encontrem uma casa onde possam continuar a ser preservadas".

A dimensão do espólio obrigou à divisão do leilão em duas partes. Na primeira - a de sábado -, o vestido branco não foi a única surpresa: um outro, vermelho e acompanhado de um chapéu de penas, usado por Marilyn em Os Homens Preferem as Loiras, fez 1,47 milhões de dólares (um milhão de euros), superando em muito os 300 mil dólares esperados. O mesmo sucedeu com o fato de toureiro usado por Rudofo Valentino em Sangue e Areia, que alcançou os 258 mil dólares (180 mil euros), mais que triplicando os 80 mil previstos. Entre outros itens leiloados estavam um vestido de algodão e uns chinelos criados para Judy Garland durante a rodagem de O Feiticeiro de Oz. Apesar de não terem sido usados em cena, foram arrematados por um valor conjunto de 1,75 milhões de dólares (1,2 milhões de euros). O glamour fascina. E vende.

Sugerir correcção